quarta-feira, 31 de março de 2010

Resultado do “Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais”

O Espaço Cultural Banco da Amazônia, situado no térreo do edifício sede da Instituição (Av. Presidente Vargas, 800, Belém-PA), foi inaugurado em 11 de maio de 2001, com a exposição coletiva de artistas paraenses intitulada “Contemporâneos”. Foi criado pela Diretoria do Banco da Amazônia com o intuito, que mantém até hoje, de servir de vitrine, fomentar e questionar a atividade das artes visuais em toda a região.

A partir de 2007, o Espaço Cultural assumiu sua atual feição, com o lançamento anual de editais para seleção dos projetos de exposições que serão realizados ao longo do ano. A seleção foi denominada “Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais”. As mostras podem ser coletivas ou individuais, e devem ter caráter contemporâneo e valorizar, em sua concepção, temas ligados à Amazônia.

Foi disponibilizado hoje o resultado do “Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais” que prevê pautas de exposições relativas ao ano de 2010. Os projetos inscritos passaram por um processo de seleção para exposições no Espaço Cultural Banco da Amazônia durante o período de março de 2010 a janeiro de 2011.

Os projetos vencedores foram: o “Álbum de Família e Outras Histórias”, da artista Maria Christina; “Cartografias”, dos artistas Elaine Arruda, Alexandre Sequeira, Ronaldo Moraes Rego, Marcone Moreira e Egon Pacheco; “Identidades Móveis”, dos artistas Bruno Cantuária e Ricardo Macêdo e o projeto “Opulência Legal”, do artista Odair Mindelo.

Os projetos foram avaliados com base nos critérios de perspectiva de contribuição ao enriquecimento cultural e social da comunidade; Qualificação do projeto com relação à concepção da exposição (técnica e coerência da proposta); Currículo(s) do(s) artista(s) e curador; Adequação orçamentária; Contrapartidas oferecidas ao Banco da Amazônia e benefícios à população em geral. Os vencedores receberão o valor de R$ 15.900 para as despesas com a montagem de cada mostra.

Fonte: http://www.bancoamazonia.com.br/

segunda-feira, 29 de março de 2010

Assista "O Enigma de Kaspar Hauser" HOJE


INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ

ASSESSORIA DE MARKETING CULTURAL E COMUNICAÇÃO SOCIAL

Cineclube do IAP exibe clássico de Werner Herzog

"O Enigma de Kaspar Hauser”, de 1974, é atração nesta segunda-feira, dia 29

O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe HOJE, dia 29, o filme “O Enigma de Kaspar Hauser” (Jeder für Sich und Gott Gegen Alle, Alemanha, 1974), de Werner Herzog. Com roteiro de Jakob Wassermann e do próprio diretor, o filme conta a história de Kaspar Hauser, um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudá-lo, mas Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, logo acaba se tornando uma atração popular.

Baseado em fato real, este filme consagrou definitivamente o diretor Werner Herzog como um dos grandes nomes do cinema novo alemão. O crítico Marco Antônio Moreira explica que “O Enigma de Kaspar Hauser” questiona, através dos olhos e da pureza do personagem, as convenções sociais e o que se chama de “normal” dentro da estrutura de uma sociedade contraditória.

“Além da genial direção de Herzog, também é destaque a atuação de Bruno S. , que não era ator profissional e passou toda a juventude em instituições para doentes mentais. Visto por Herzog em um documentário, Bruno foi, logo em seguida, convidado para fazer o filme, trazendo à interpretação uma naturalidade determinante para a construção do personagem”, diz o crítico. Bruno fez apenas mais um filme, "Stroszek", novamente com o diretor (que tinha um infinito trabalho para fazê-lo interpretar), e um curta-metragem obscuro. “O Enigma de Kaspar Hauser” ganhou o grande prêmio especial do júri no Festival de Cannes, em 1975.

SERVIÇO

“O Enigma de Kaspar Hauser”, de Werner Herzog. Exibição nesta segunda-feira, dia 29, às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), ao lado da Basílica de Nazaré. Entrada franca. Após o filme, debate entre o público e a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).


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Mais informações:
Assessoria de Marketing Cultural e Comunicação Social
Coordenação: Márcia Carvalho (9999-4563)
Telefones: 4006-2945/ 2918
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Blog: www.iap.pa.gov.br/blog

MULHER NA SOCIEDADE COMO PRODUTORA DE ARTE

O Governo do Estado do Pará , a Secretaria de Estado de Cultura , o Sistema Integrado de Museus e o Museu Casa das Onze Janelas, convidam para a programação referente à mostra MULHERES DA CASA.

Exposição: MULHERES DA CASA - Obras de artistas mulheres pertencentes ao acervo do Museu Casa das Onze Janelas

Encerramento dia 31 de março

Visitação : de terça a domingo, das 10h às 16h

Local: Sala Valdir Sarubbi

Mesa redonda e debate com o público: ”MULHER NA SOCIEDADE COMO PRODUTORA DE ARTE”

Com a participação de:


ENEIDA GUIMARÃES DOS SANTOS: Mestra em Sociologia pela UFPA;Membro da Coordenação da União Brasileira de Mulheres – Secção Pará;Membro da Coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisa Eneida de Moraes - Sobre mulher e ralações de Gênero – GEPEM/UFPA


JANICE LIMA: Mestra em Educação Políticas Publicas; Especialista em Arte e Graduada em Física; Professora e Pesquisadora do Curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem da Unama;Elabora e Coordena Projetos de Educação Patrimonial no Museu Paraense Emilio Goeldi.


LEILA DE LIMA MAGALHÃES:Mestre em Educação Assessora pedagógica do Plano de Formação de Docentes da Secretaria de Estado de Educação/SEDUC;Membro do CEDENPA e do GEPERVAZ


SAN CHRIS: Graduada em Artes Plásticas pela UFPA; Especialista em Arte e Educação e Metodologia da Educação Superior;Mestre em Educação e Gestão de Ensino Superior pela Unama;Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asuncion.


VÂNIA LEAL:Mestranda em Comunicação, Linguagem e Cultura – Unama; Especialista em História da Arte – Unama; Graduada em Artes Plásticas – UFPA; Docente da Faculdade de Estudos Avançados do Pará/FEAPA; Docente da Secretaria de Educação do Pará; Coordenadora da Ação Educativa do Arte Pará; Editora Oficial do Encarte Arte Pará no jornal O Liberal.

Mediação : CILENE NABIÇAEducadora do Museu Casa das Onze Janelas

Data: 30 de março às 17h na Sala Valdir Sarubbi ( entrada: gratuita)

domingo, 28 de março de 2010

ARTE POSTAL


A Artista Nádia Postosi, está organizando uma convocatória de arte postal em 2010 com o tema: TERRA.

The Artist Nadia Postosi, is organizing a call for mail art in 2010 with the theme: EARTH.

Exposição: Online e na Letras & Cia - Livraria e Café.
Documentação a Todos, sem Jurí.

Online Exhibit and Letters & Cia - Bookstore and Cafe
Documentation to all, without a jury.

Data Limite para envio do material: 10/10/2010

Deadline for submitting material: 10/10/2010

Mais informações em: www.nadiaartepostal.blogspot.com

sábado, 27 de março de 2010

The Design Revolution Road Show



A
chamos um
site onde um trailer cheio de soluções e inovações em desing percorre várias cidades dos EUA. "The Design Revolution Road Show" é uma exposição itinerante sobre design idustrial, juntamente com uma série de palestras sobre o tema, e tudo isso acontece dentro de um trailer . O projeto passará por 35 escolas ligadas a programas universitários de design em todo o país (EUA). O road show contará com uma exposição trailer com 40 soluções de projeto humanitários a mostra dentro do veículo, que foram exibidos no livro Design Revolution: 100 produtos que as pessoas necessitam.

O projeto vai apresentar protótipos e ferramentas vinculados a idéia de design social, voltados para as necessidades dos alunos. O objetivo final é habilitar e capacitar a próxima geração de designers com soluções criativas para problemas globais e aplicar melhor as habilidades ergonômicas pensando as soluções em uma escala maior.

http://designrevolutionroadshow.com/

E-CO - Encuentro de Coletcivos Fotográficos Euroamericanos










Caros,Está publicada la pagina web de E-CO - Encuentro de Coletcivos Fotográficos Euroamericanos. El encuentro reunirá a 20 grupos de producción fotográfica, del 13 al 19 de mayo en Madrid y Soria, España, y la pagina web será un canal de comunicación entre los participantes y el público. Estúdio Madalena está a pilotar el blog de E-CO, que será alimentado por los propios fotógrafos. Allí, usted puede monitorear el progreso de los proyectos desarrollados por los colectivos del Encuentro, además de acompañar debates y noticias relacionadas con el universo "colectivo".

Para este segundo encuentro, la curaduría eligió el medio ambiente como tema central. Los colectivos, cuyos miembros vienen de 20 países, tuvieron total libertad para crear sus ensayos, que serán expuestos del 12 de mayo en Madrid, y 3 de julio en Sao Paulo.

E•CO 2010 es: •Blank Paper •Cia de Foto •NOPHOTO •Pandora •Ruido Photo •Cooperativa Sub •Garapa •Colectivo Nómada •Mondaphoto •Supay Fotos •Versus-Photo •ONG •Tendance Floue •Transit Photo •Odessa •Ostkreuz •Kameraphoto •Documentography •TerraProject •Est&OstEl encuentro fue organizado por el Ministerio de Cultura de España, con el apoyo de la Cooperación Española para el Desarrollo – AECID y tiene curaduría del incansable Claudi Carreras.***


Dear readers, It is now online the website of
E-CO - Meeting of Euro-American Photographic Collectives. The meeting will bring together 20 groups of photographic production, from 13th to 19th May in Madrid and Soria, Spain, and the website will be a channel of communication between participants and the public. Estúdio Madalena is coordinating E-CO's blog, which will be updated by the photographers themselves. There, you can monitor their work in progress, besides accompanying discussions and news related to the universe "collective".

For this second meeting, the curators have chosen the environment as a central theme. The collectives, whose members come from 20 countries, had total freedom to create their photographic essays, which will be presented May 12th, in Madrid, and July 3rd, in Sao Paulo.

E•CO 2010 is: •Blank Paper •Cia de Foto •NOPHOTO •Pandora •Ruido Photo •Cooperativa Sub •Garapa •Colectivo Nómada •Supay Fotos •Mondaphoto •Versus-Photo •ONG •Transit Foto •Tendance Floue •Odessa •Ostkreuz •Kameraphoto •Documentography • Est&Ost •TerraProject The meeting was organized by the Ministry of Culture of Spain, with the support of Spanish Cooperation for Development – AECID and is curated by the unstoppable Claudi Carreras.


quinta-feira, 25 de março de 2010

CONEXÃO ARTES VISUAIS


FUNARTE E MINC LANÇAM EDITAL DO CONEXÃO ARTES VISUAIS

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura lançam edital que abre processo seletivo para a segunda edição do Conexão Artes Visuais. O programa viabilizará, com patrocínio da Petrobras, a realização de festivais, salões de arte, mostras, palestras, seminários, debates, oficinas, mapeamentos, publicações e exposições, entre outras ações de fomento às artes. Ao todo, 30 proponentes serão contemplados. Cada um deles receberá R$ 55 mil para colocar seu projeto em prática. As inscrições, gratuitas, estão abertas até o dia 08 de maio para pessoas físicas ou jurídicas de todo o país. O investimento total do programa é de R$ 1,65 milhão.

Por compreender as artes visuais como um campo de múltiplas manifestações, a Funarte/Ceav oferece ao proponente plena liberdade de escolher a temática e a linguagem de seu projeto, assim como a localidade em que ele será desenvolvido. Dessa forma, serão contemplados projetos que trabalhem com as mais variadas formas artísticas, como pintura, escultura, fotografia, desenho, objeto, performance, body art, instalação, intervenção urbana, poéticas visuais, cinema de artista, arte digital, grafite, site specific e animação. Serão aceitas também propostas que envolvam a circulação e o intercâmbio de obras e de profissionais da área. As atividades e os produtos gerados por meio do Conexão Artes Visuais serão oferecidos ao público gratuitamente.

A análise dos projetos inscritos caberá a uma comissão composta por cinco integrantes de notório saber sobre a produção nacional na área das artes visuais, um de cada região do país. Durante o processo seletivo, serão avaliadas: a excelência dos projetos, a qualificação dos profissionais envolvidos, a exequibilidade dos prazos propostos, a estratégia de planejamento das ações e a divulgação para o público alvo almejado.

Em 2007, a primeira edição do programa Conexão Artes Visuais viabilizou 35 projetos de fomento às artes visuais. Ao longo de dez meses, museus ampliaram seus acervos, produtores montaram seminários, oficinas e exposições, artistas produziram pesquisas e obras de arte. O programa promoveu assim a geração de empregos, o intercâmbio entre artistas, críticos e produtores e a formação de público. Mais de 290 ações gratuitas foram oferecidas gratuitamente em todo o país, para um público de 80 mil espectadores. Mais informações no portal www.funarte.gov.br.

FUNARTE

Centro de Artes Visuais / Conexão Artes Visuais

Assessoria de Imprensa / Lia Baron

21 2240-6475 / imprensaceav@funarte.gov.br

HAKIM BEY

Hakim Bey, é o pseudônimo de Peter Lamborn Wilson historiador, escritor, poeta e pesquisador do Sufismo bem como da organização social dos Piratas do século XVII, teórico libertário cujos escritos causaram grande impacto no movimento anarquista das últimas décadas do século XX e início do século XXI.
Seu livro T.A.Z.: Zona Autônoma Temporária escrito em 1985 foi traduzido para vários idiomas sendo lido no mundo todo. Nele, a partir de estudos históricos sobre as utopias piratas, descreve a criação e propagação de espaços autônomos temporários como tática de resistência e esvaziamento do poder. Tendo como exemplos dessas orquestrações, eventos como raves, ocupações, intervenções, squattings, carnaval de rua, etc. a idéia permeia hoje o cenário contemporâneo das artes, não como tentativa de fuga, nem ponto de encontro dos ressentidos, mas, como alternativa e uma outra forma de pensar arte e cotidiano, arte e política, arte e crítica. Vai abaixo um trecho de uma antiga entrevista a um jornal londrino.


RM - Hakim, de onde você é?
Hakim Bey - Bem, a informação padrão (que é tudo o que falo) é que eu era um poeta da corte um principado sem nome do norte da Índia, que eu fui preso na Inglaterra por um atentado anarquista a bomba e que eu vivo em Pine Barrens, Nova Jersey, em um trailer da Airstream ( tradicional marca americana de trailers). Quando venho a Nova York fico num hotel em Chinatown.

RM - O que é Zona Autônoma Temporária?
HB - A Zona Autônoma Temporária é uma idéia que algumas pessoas acham que eu criei, mas eu não acho que tenha criado ela. Eu só acho que eu pus um nome esperto em algo que já estava acontecendo: a inevitável tendência dos indivíduos de se juntarem em grupos para buscarem a liberdade. E não terem que esperar por ela até que chegue algum futuro utópico abastrato e pós-revolucionário. A questão é: como os indivíduos maximizam a liberdade sob as situações nos dias de hoje, no mundo real? Eu não estou perguntando como nós gostaríamos que o mundo fosse, nem naquilo em que nós estamos querendo transformar o mundo, mas o que podemos fazer aqui e agora. Quando falamos sobre uma Zona Autônoma Temporária, estamos falando em como um grupo, uma coagulação voluntária de pessoas afins não-hierarquizadas, pode maximizar a liberdade por eles mesmos numa sociedadade atual. Organização para a maximização de atividades prazeirosas sem controle de hierarquias opressivas. Existem pontos na vida de todos que as hierarquias opressivas invadem numa regularidade quase diária: você pode falar sobre educação compulsória, ou trabalho. Você é forçado a ganhar a vida, e o trabalho por si só é organizado como uma hierarquia opressiva. Então a maioria das pessoas, todos os dias, tem que tolerar a hierarquia opressiva do trabalho alienado. Por essa razão, criar uma Zona Autônoma Temporária significa fazer algo real sobre essas hierarquias reais e opressivas - não somente declarar antipatia teórica a essas instituições. Você vê a diferença que eu coloco aqui? No aumento da popularidade do livro, muitas pessoas se confundiram com esse termo e usaram ele como um rótulo para todo o tipo de coisa que ele realmente não é. Isso é inevitável, uma vez que o próprio vírus da frase está solto na rede (para usar metáforas de computadores). Se as pessoas usam erroneamente ele ou não isso não é tão importante, porque o significado está inscrustado no termo. É como um vírus verbal. Ele diz o que significa.

RM - Você pode explicar o terrorismo poético?
HB - Por terorismo poético eu entendo ações não-violentas em larga escala que podem ter um impacto psicológico comparável ao poder de um ato terrorista - com a diferença que o ato é uma mudança de consciência. Digamos que você tem um grupo de atores de rua. Se você chamar o que você esta fazendo de "performance de ruas", você já criou uma divisão entre o artista e a audiência, e você alineou de si mesmo qualquer qualquer possibilidade de colidir diretamente nas vidas diárias da audiência. Mas se você pregar uma peça, criar um incidente, criar uma situação, pode ser possível persuadir as pessoas a participar e a maximizar sua liberdade. É uma estranha mistura de ação clandestina e mantira ( que é a essência da arte) com uma técnica de penetração psicológica de aumento de liberdade, tanto no nível individual quanto social.

quarta-feira, 24 de março de 2010

CONCURSO RED BULL

Até essa sexta-feira 26/03

COPIADO do site



Você é um gênio da criação?

Nem eu.

Mas todo mundo tem um lado criativo. E todo mundo tem um senso de humor. O Concurso Red Bull O Melhor Comercial é sua chance de exercitar as duas coisas. Além de poder fazer parte da história da publicidade ao mesmo tempo.
Estamos procurando uma grande idéia para transformar em um adorável e "excêntrico" comercial que irá fazer parte da nossa campanha publicitária. E não há razão alguma para que o vencedor não seja o seu! Então coloque seus neurônios para funcionar, chame seus amigos para darem algumas idéias criativas ou simplesmente dê uma olhada pela janela e deixe sua imaginação voar. (Uma latinha de Red Bull pode ajudar nisso!)
Quando você conseguir alcançar a idéia que procurava, capture-a utilizando qualquer método que preferir e envie pra gente através deste site. A idéia mais original, memorável e criativas que for escolhida por nossos juízes irá virar um comercialde TV ou radio. E você poderá falar pra todo mundo que não só Red Bull te deu asas como também te deu 15 ( ou quem sabe 30) segundos de fama.

terça-feira, 23 de março de 2010

Eventos SESC Belém



Projeto gráfico: Carol Abreu

O Serviço Social do Comércio - SESC Pará, através do Centro Cultural Sesc Boulevard, estará realizando a partir do dia 04 de abril, o Projeto “INDICIAL – Fotografia Paraense Contemporânea”, uma proposta de instalação de obras em grandes formatos e projeções multimídia que ocupará o prédio anexo ao centro.
Desta forma, gostaríamos de contar com sua participação!

Abertura
Abertura ao público: dia 04 de abril de 2010
às 18 horas, do, no prédio anexo ao Centro Cultural Sesc Boulevard.
Local: Centro Cultural SESC Boulevard e anexo
Endereço: Av. Castilhos França, n°522/523, Bairro: Campina, Belém/PA
Informações: (91) 4005-9578
sescboulevard@gmail.com
Programação gratuita!

Performances
Atividades dialógicas com a participação incidental de músicos, atores, dançarinos e escritores, em performances especiais, interagindo com o espaço e as obras instaladas no prédio anexo ao Centro Cultural Sesc Boulevard.
Às quintas, a partir das 18 horas.
Sarais visuais
Projeções multimídias com trabalhos de artistas convidados de vários estados brasileiros e novos talentos. As projeções acontecem no Centro Cultural Sesc Boulevard e/ou em outros locais que possam abrigá-las, com divulgação antecipada.
Às quintas, a partir das 18 horas.

Oficinas

FOTOGRAFIA DE PATRIMÔNIO,
com Zeca Linhares.
Período de inscrição: de 15 a 30 de abril
Local: Gerência do SESC Boulevard
Endereço: Av. Assis de Vasconcelos, n° 359 , Ed. Orlando Lobato, sala 206.
Informação: (91) 4005-9578
Horário: 9 às 12h /14 às 18h

Fotógrafo do Patrimônio Histórico do Município do Rio de Janeiro. Na oficina, serão tratadas questões de arquitetura, luz, história da documentação fotográfica urbana e os elementos fundamentais para a composição de um acervo fotográfico de patrimônio público. Será realizada uma saída de prática fotográfica pelo centro cultural e patrimonial de Belém.
Vagas: 30
Pré-requisitos:
- Possuir noções básicas de fotografia
- Equipamento fotográfico básico
- Currículo resumido

segunda-feira, 22 de março de 2010

Laboratório da UFPA investiga as potencialidades da realidade virtual


Tecnologia sempre associada a games e diversão, a realidade virtual possui um leque variado de possibilidades que estão sendo, gradativamente, descoberto pelos cientistas. Em Belém, um grupo de pesquisadores se debruça sobre estas potencialidades no Laboratório de Realidade Virtual da Universidade Federal do Pará (UFPA).


Para saber mais do assunto, o Banco de Informações da Rede Cultura de Comunicação entrevistou o pesquisador Manoel Ribeiro Filho, coordenador do laboratório.

Leia toda a matéria aqui:


Festival Internacional de Filmes Curtíssimos

A terceira edição nacional e a 12ª internacional do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos receberá, até 5 de abril, inscrições para a mostra. Podem se inscrever filmes de todo o país com até três minutos de duração (exceto créditos e título). A mostra acontece simultaneamente em mais de 100 cidades de 20 países no dias 7, 8 e 9 de maio. No Brasil, serão selecionados 50 trabalhos e a curadoria está sediada em Brasília.
Os interessados também poderão concorrer na categoria ?Mostra-te Brasília 50 anos? como parte das comemorações do cinqüentenário da capital. O formulário para inscrições está disponível na página do festival pelo endereço www.filmescurtissimos.com.br.
A ficha de inscrição deve ser enviada para o escritório da mostra em Brasília, junto com uma cópia do filme e autorização para exibição. A correspondência deve ser encaminhada para o Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, SCRS 508 - Bloco "A" - Loja 72 - Brasília DF CEP: 70.351-580.
As produções não selecionadas para exibição na edição 2009 não poderão concorrer à mostra.
Os trabalhos inscritos concorrerão aos seguintes prêmios:
Melhor Filme
Melhor Animação
Originalidade
Mostra-te Brasília
Prêmio do Júri Popular
Brasília 50 anos

Os vencedores das categorias Melhor Filme e ?Mostra-te Brasília? receberão R$ 10 mil cada para locação de equipamentos na Moviecenter.
O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos tem apoio da Secretaria de Cultura do DF, Espaço Cultural da 508 Sul ? Renato Russo, Embaixada da França, Organização dos Estados Ibero Americanos e Moviecenter.
Dúvidas ou informações poderão ser esclarecidas pelo e-mail
secretaria@filmescurtissimos.com.br.
Contatos de imprensa:
Michel Medeiros
teomedeiros@gmail.com
(61) 8406-1083
--
Michel Medeiros
Jornalista - Secretaria de Cultura
http://twitter.com/MichelMedeiros1
(61) 3325-3144
(61) 8406-1083

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Cineclubismo: 80 anos democratizando o audiovisual brasileiro!

NÓS SOMOS O PÚBLICO!

FANZINES EM BELÉM DÉCADA DE 80 E 90


Se você têm em casa algum texto ou imagem sobre fanzines em Belém (década de 80 e 90), por favor envie-nos, estamos com uma pequena matéria quase pronta sobre fanzines ou zines, como queiram. Na década de 80 e 90 foi febre em Belém, punk´s , góticos, feministas e skatistas tinham cada um o seu. Estamos atrás de material sobre o assunto para divulgar, envie para: novasmedias@gmail.com, valeu!

Ricardo Macêdo

Lançamento dos Editais para Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco


A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco divulga os Editais 2010 para a área de Artes Visuais. Os regulamentos do Trajetórias 2010 e do Concurso de Videoarte edição 2010 estarão disponíveis no site para download. As inscrições estarão abertas de 30 de abril a 09 de maio para o Trajetórias e de 31 de maio a 13 de junho para o Concurso de Videoarte. A seguir, as informações necessárias ao procedimento de inscrição de projetos.

Projeto Trajetórias 2010

O Edital do Projeto Trajetórias 2010 convoca os artistas a submeterem propostas em artes visuais para comporem a programação das galerias da Fundação Joaquim Nabuco. Podem inscrever-se artistas plásticos e grupos de artistas brasileiros e estrangeiros, desde que não tenham realizado exposição (individual, em dupla ou coletiva) em quaisquer das galerias da FUNDAJ nos 2 (dois) anos anteriores ao prazo de inscrição estabelecido no Regulamento. Todas as informações necessárias ao artista a fim de que realize corretamente sua inscrição estão contidas no regulamento, disponível no site da Fundação Joaquim Nabuco, www.fundaj.gov.br. As propostas serão submetidas a uma comissão de especialistas em artes visuais. Os artistas que tiverem suas propostas selecionadas receberão cada um, prêmio no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais). Serão premiadas quatro propostas. O período de inscrições inicia-se em 30 de abril e segue até 09 de maio. As propostas deverão ser entregues, ou enviadas pelo correio, ao endereço abaixo, com data de postagem dentro do prazo. Data limite para envio de propostas: 09 de maio de 2010.
Data prevista para a reunião da comissão de seleção: 17 e 18 de maio de 2010.
Data prevista para divulgação do resultado da seleção: 24 de maio.
Informações e Inscrições:
Coordenação de Artes Plásticas Diretoria de Cultura Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609 - Derby - Recife - PE - 52.010-100 Telefones (81) 3073.6692 30736691
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Endereço eletrônico: artes@fundaj.gov.br

Requisitos para inscrição conforme o Regulamento
1. Ficha de inscrição preenchida e assinada;
2. Proposta da exposição, contendo: concepção (idéia básica ou características), relação de obras especificando técnicas, dimensões e materiais a serem utilizados e outros dados que se julguem importantes para melhor entendimento do trabalho. Tratando-se de obras que utilizem tecnologia, devem ser discriminados os equipamentos necessários para a leitura do trabalho durante a seleção;
3. Quando se tratar de “instalações”, incluir concepção, plano de montagem, materiais e equipamentos a serem utilizados, além de informações que julgar importantes para o processo de análise e possível montagem;
4. Dados pessoais e biográficos: nome completo, nome artístico, endereço completo, telefone, fax, e-mail, formação artística, principais exposições realizadas, prêmios;
5. Material impresso, a exemplo de folder, catálogo, artigos críticos publicados em jornais e periódicos;6. Portfólio, contendo entre cinco e dez imagens, medindo no mínimo 12 x 18cm e título, dimensões e ano em que a obra foi realizada. As fotos devem mostrar o projeto proposto (se pronto) e trabalhos de fases anteriores, fornecendo indicações sobre os trabalhos desenvolvidos anteriormente pelo artista.

Concurso de Videoarte 2010
Com a finalidade de incentivar a produção audiovisual de caráter experimental, a 4ª edição do Concurso de Videoarte selecionará duas propostas para realização de obras de videoarte, concedendo a cada projeto selecionado prêmio no valor de R$6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) e suporte técnico da Massangana Multimídia Produções.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas, pelos proponentes ou seus procuradores, na Coordenação de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco, no período de 31 de maio a 13 de junho de 2010, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Para os concorrentes que tenham domicílio fora do Recife, será admitido pedido de inscrição via correio para o endereço discriminado abaixo, postado até o dia 13 de junho de 2010.
A divulgação dos projetos vencedores será feita no site da Fundação Joaquim Nabuco e no Diário Oficial da União.

O Edital contendo todas as informações necessárias à participação no Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco está disponível no site: www.fundaj.gov.br

Data limite para envio de propostas: 13 de junho de 2010.
Data prevista para a reunião da comissão de seleção: 05 de julho de 2010.
Data prevista para divulgação do resultado da seleção: 12 de julho de 2010.

Informações e Inscrições:
Coordenação de Artes Plásticas Diretoria de Cultura Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609 - Derby - Recife - PE - 52.010-100 Telefones (81) 3073.6692 30736691
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Endereço eletrônico: artes@fundaj.gov.br
Requisitos para inscrição conforme o Regulamento
Poderão participar pessoas físicas residentes no Brasil.
Os concorrentes deverão apresentar o pedido de inscrição dos Projetos mediante requerimento dirigido à Fundação Joaquim Nabuco, no endereço acima, contendo dois envelopes lacrados, um destinado ao Projeto Técnico e outro à Documentação de Habilitação.

O Projeto Técnico deverá conter os seguintes itens, preenchidos no formulário específico:
I. Título do Projeto
II. Sinopse do Projeto com no máximo 3 (três) laudas;
III. Roteiro com divisão por Seqüências e os Diálogos desenvolvidos, quando couber;
IV. Orçamento;
V. Plano de Produção.

Cada concorrente só poderá inscrever 1 (um) projeto. Serão consideradas habilitadas as pessoas físicas que apresentarem a seguinte documentação:

I. Comprovante de que reside há pelo menos dois anos no Brasil;
II. Declaração de Compromisso do concorrente em complementar os recursos de produção da obra de videoarte proposta, na hipótese de os custos excederem o valor do Prêmio estabelecido, sem prejuízo dos prazos estabelecidos neste Regulamento;
III. Currículo resumido do concorrente, com no máximo 1 (uma) lauda;
IV. Cópias autenticadas da Cédula de Identidade e do CPF;
V. Certidão Conjunta da Receita Federal e Dívida Ativa da União.
VI. Declaração formal e expressa de que o projeto apresentado é inédito, informando estar de acordo com este Edital e com as decisões da Comissão Julgadora, quanto aos resultados da seleção.

FESTIVAL CONEXÕES TECNOLÓGICAS 2010





- A inscrição é gratuita e pode ser efetuada individualmente ou em grupo.
- Serão aceitos somente trabalhos em mídias digitais, realizados por alunos da graduação e recém-graduados nas áreas de Arte e Design (por exemplo: animação computacional, arte e ciência, artemídia, artes interativas, audiovisual, desenho industrial, design de interfaces, design de mídia digital, design gráfico, games, imagem digital, realidade virtual, redes colaborativas, webradio e webtv, entre outros), no período de 2008 a 2010.

- Preencha a Ficha de Inscrição com os seus dados pessoais, acadêmicos e sobre o trabalho:

- Os registros e/ou arquivos do trabalho devem ser disponibilizados em canais on-line pessoais.


Sugerimos que utilizem os seguintes canais:

- Flickr (fotos)- YouTube (vídeos)

- MySpace (som)- SlideShare (apresentações em .doc, .ppt ou .pdf)

Em todos os arquivos é imprescindível a inclusão das seguintes tags (palavras-chave): CT2010, arte (ou) design, além das legendas de imagens.É desejável que sejam respeitados os seguintes limites:- Imagem: máximo 10 arquivos- Vídeo: máximo 2 vídeos de até 5 minutos

- Áudio: máximo 5 arquivos

- Internet: as URLS devem estar acessíveis

Caso não possua canais on-line ou em caso de dúvida, por favor, entrar em contato: informe@conexoestecnologicas.com
http://www.ism.org.br/inscricao_conexoes_2010.php

sábado, 20 de março de 2010

Certamen Internacional EducaRed

Asunto: Certamen Internacional EducaRed ¿Se lo va a perder?
Ya está abierto el plazo de inscripción para el Certamen Internacional EducaRed
El Certamen Internacional EducaRed es una iniciativa de Fundación Telefónica que consiste en la realización de trabajos multimedia relacionados con los temas del currículo escolar. Este Certamen promueve el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en el aula.
Para participar, no es necesario tener conocimientos previos sobre el uso de las TIC, puesto que el profesor tendrá a su disposición, en la página web del Certamen, guías didácticas que le ayudarán a enfocar el trabajo on-line y también las actividades paralelas que se pueden desarrollar en el aula. Además, siempre tendrá a su disposición un teléfono y un correo electrónico en el que se resolverán todas sus dudas técnicas y didácticas.
Se puede participar:
Creando una página web sobre un tema relacionado con el currículo académico.
Creando un blog.
Creando una wiki.
O presentando una experiencia didáctica en la que se estén utilizando o se hayan empleado las tecnologías de la información y la comunicación como modo de difusión del conocimiento. En este caso, podrán participar docentes en solitario, sin necesidad de formar un equipo con su alumnado.
En el Certamen podrán participar alumnos entre los 3 y los 18 años, en 5 categorías de participación.
Al tratarse de un Certamen Internacional, se puede participar en dos calendarios (A o B) para adaptarse a los calendarios escolares de los diferentes países.
Además, podrán presentarse trabajos en diversos idiomas: español, portugués o idiomas oficiales del estado español (gallego, euskera, catalán). Adicionalmente se admitirán trabajos en otros idiomas (inglés, alemán…) siempre y cuando sean trabajos enmarcados dentro de la enseñanza de idiomas.
Se trata de un Certamen de carácter pedagógico. Por lo tanto, el Jurado no solo valorará el producto final, sino también el proyecto educativo sobre el que se asienta: las actividades paralelas que se hayan desarrollado en el aula, el nivel de implicación que se haya conseguido de los alumnos, la evaluación continua o el seguimiento que se haya realizado del trabajo del equipo, etc.
Además, contará con un Espacio de Trabajo en el que podrá acceder a su trabajo y colaborar con otros profesores del Certamen a través de foros y otras facilidades.
Para que el Jurado tenga conocimiento de esta parte del trabajo, se habilitará un Diario del Proyecto en el Espacio de Trabajo, con un formulario muy sencillo de usar, en el que se podrá ir dejando constancia cada semana de las actividades que se hayan desarrollado.
El plazo de inscripción permanecerá abierto hasta el 16 de abril así que no pierda la oportunidad de participar en una iniciativa en la que podrá disfrutar de las TIC, realizar un trabajo atractivo y didáctico con sus alumnos y tener la oportunidad de obtener interesantes premios.
Si necesita más información puede acceder a la web www.educared.org/certameninternacional y consultarnos cualquier duda llamándonos al 902.905.144 o a través del correo electrónico certamen@educared.org.
La Oficina del Certamen está a su disposición para solucionar cualquier duda y colaborar con Ud. en la inscripción de sus grupos y en la realización de sus trabajos.
Oficina del Certamen Internacional EducaRed Correo electrónico: certamen@educared.orgTeléfono: 902.905.144 +34.981.975.621

sexta-feira, 19 de março de 2010

Oficina sobre violência sexual

Assunto: ANDI e Sejudh realizam oficina sobre violência sexual - Foto: Lucia Gomes.


A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Pará (Sejudh) e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) irão realizar na próxima terça-feira (23) a oficina “A Mídia no enfretamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. O evento acontecerá de 13h30 às 18h, na Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (SEDES).

O evento começa pela Região Norte, passando por Belém e Manaus, depois segue para outros estados do país. Só poderão participar da oficina instituições não governamentais ligados à comunicação e representantes do governo que atuam na área da infância. Ao todo, serão 25 vagas. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (91) 8213-1509/4009-2730 ou chanayna@hotmail.com. As instituições devem confirmar a presença até dia 19 de março.

A oficina terá participação de Sandra Damiani, representante da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), da coordenadora do Disque 100, Joacy Pinheiro e da especialista em violência sexual do Comitê Nacional de Enfretamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescentes, Graça Gadellha.

O objetivo da oficina é discutir o papel dos atores sociais na difusão de dados sobre violência sexual, e também preparar o profissional da comunicação para transmitir as informações de forma mais efetiva. “Queremos reunir todas as entidades da área de comunicação para debater a relação da mídia no enfretamento da violência sexual”, diz a coordenadora da área de Infância da Sejudh, Janaína Ali Pinheiro.

A função da ANDI nesta oficina, assim como em todo país, é de enfatizar a responsabilidade social na mídia. A Agência nacional de notícias anda por todo Brasil promovendo oficinas, debates, campanhas, palestras, sempre com intuito de legitimar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos meios midiáticos.

Contato: Janaína Ali Pinheiro, coordenadora da área de Infância da Sejudh – (91) 8213 1509/4009 2730

Serviço

Assunto: ANDI e Sejudh realizam oficina sobre violência sexual

Data: 23 de março

Hora: 13h30h às 18h

Local: Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social - Avenida Pedro Miranda 1666. Auditório, 1º andar

Acesse o site www.agencia.unama.br

Este é um produto da Agência Unama, a agência paraense de comunicação pelos direitos da criança e do adolescente.

4009-9391/4009—9390

Twitter: @agenciaunama

agenciacomunic@unama.br

--
Agência Unama
4009-9370 / 9390 / 9391
www.agencia.unama.br
Luciana Kellen
Assessora de Comunicação
Ascom / Fapespa
4009 2514 / 82641996
www.lucianakellen.blogspot.com
http://twitter.com/lucianakellen

quinta-feira, 18 de março de 2010

Maior foto do mundo...

Dois fotógrafos franceses e uma empresa de informática criaram uma foto panorâmica em 220º de Paris com 26 bilhões de pixels que, segundo eles, seria a maior imagem digital do mundo.

A fotografia em altíssima resolução ocuparia dois estádios de futebol caso fosse impressa, afirmam os autores do projeto Paris 26 Gigapixels.
Para compô-la, os fotógrafos Arnaud Frich e Martin Loyer tiraram 2346 fotos da capital francesa, que foram reunidas em uma só imagem por um programa de computador criado pela empresa Kolor.

Rami Tohme, porta-voz da Kolor, disse à BBC Brasil que as fotos foram realizadas em setembro do ano passado em menos de três horas. Mas o projeto inteiro levou dois anos para ser realizado.

Frich utilizou duas câmeras colocadas sobre uma plataforma motorizada feita sob medida para o projeto Paris 26 Gigapixels para tirar as mais de 2 mil fotos. Seu parceiro, o fotógrafo Martin Loyer, visitou inúmeros telhados parisienses para escolher o local ideal para que as fotos fossem tiradas: o cobertura da igreja Saint-Sulpice, no bairro de Saint-Germain-des-Près.
"Essa foto mostra as possibilidades que existem com as técnicas para reunir imagens com altíssima resolução. Isso representa um avanço em relação às visitas virtuais", disse Tohme.

Fonte:


O site do projeto.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Palestra JOVEMARTEJOVEM

O Programa Processos Artísticos e Curatoriais Contemporaneos do Dr. Orlando Maneschy inicia o ano com um evento que conta com alguns artistas que falarão sobre sua teoria e prática, envolvendo sua vivência no circuito das artes visuais. O evento será realizado no Auditório da Faculdade de Artes Visuais (Ateliê de Artes no Campus do Guamá - UFPA) das 16h:00 às 18h:00 nos dias abaixo. Segundo Orlando o programa visa "Colocar em circulação a experiência dos jovens artistas, como egressos do curso da Faculdade de Artes Visuais em diálogo com dois artistas de uma outra geração".

Dia 17/03/10 - Ricardo Macêdo, Bruno Cantuária e Josinaldo Vale
Mediação: Maria Christina

Dia 18/03/10 - Murilo Rodrigues e Carla Evanovitch
Mediação: Armando Queiroz

Organizadores: Orlando Maneschy e Tadeu Costa

VII Congresso Mundial IDEA em Belém

Entre os dias 03 e 11 de Julho de 2010 acontecerá em Belém do Pará o VII Congresso Mundial da IDEA, Associação Internacional de Drama/ Teatro e Educação. Olhando a data acima muita gente irá pensar: “pô mas tá muito longe”. Vou explicar porque tanta antecedência.
IDEA ao longo de seus 15 anos de atuação vem utilizando o teatro como um recurso pedagógico a nível local e global através de seus congressos. Fazendo parte da Aliança Mundial Pelas Artes Educação (WAAE) formada pela Sociedade Internacional para Educação Através da Arte (INSEA), Sociedade Internacional para Educação Musical (ISME) e IDEA em Março de 2006. Juntas (com a recente integração da Aliança Mundial da Dança) estão desenvolvendo estratégias comuns para responder aos desafios do nosso tempo, unindo esforços para exigir que os governos do mundo inteiro tenham as artes educação no centro de suas agendas e em particular, como base pedagógica de um novo paradigma educacional para o Século XXI.

Em 2010, IDEA irá desenvolver a colaboração entre projetos comunitários, educacionais e acadêmicos entre os 90 países que fazem parte de sua rede para criativamente responder aos desafios do nosso século. No Brasil o VII Congresso Mundial da IDEA será acolhido e organizado pela Rede Brasileira de Arteducadores – ABRA, e a diferença da organização deste para outros congressos é que a construção dele já faz parte do processo.
A ABRA já promoveu encontros para divulgar o congresso nas cidades de São Paulo (duas vezes), Belo Horizonte, Ouro Preto, Marabá, Belém e Salvador. Estes encontros são chamados de ABRAÇOS e tiveram a participação e colaboração da Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto Polis, Universidade Federal do Pará, Grupo Pombas Urbanas, Cia Produz Ação Cênica, Instituto de Artes do Pará, Universidade Federal da Bahia e muitos outros colaboradores. A organização já tem agendado ABRAÇOS em Cuba, Chile, Bogotá, Londres e em Belém, durante o Fórum Social Mundial. Além disso teremos Seminários Internacionais ao longo de 2009 em preparação para o Congresso.

O VII Congresso Mundial IDEA 2010 será permeado por uma pedagogia de desenvolvimento sustentável e cuidado ambiental; e irá estimular projetos de colaborações e diálogos entre os membros e praticantes das artes educação comunitárias do IDEA pelo mundo, durante e após o Congresso. Irá promover projetos de formação e pesquisa, colaboração solidária e ação cultural na comunidade e na escola; celebrar as diversas culturas de teatro e artes educação da América Latina; compartilhar a imensa diversidade em teatro educação, expressão artística e culturas populares do Brasil. Além disso irá realizar o IV Summit da Aliança Mundial pelas Artes Educação na conclusão do VII Congresso Mundial IDEA 2010, para avançar a política pública global de um paradigma educacional para o Século XXI.

Maiores informações sobre o Congresso ou se estiver interessado em organizar um ABRAÇO em sua cidade entre em contato pelo email idea2010sigs@hotmail.com .

Ailtom Gobira, Manoela Souza e Dan Baron, blog: http://www.overmundo.com.br/overblog/vii-congresso-mundial-idea-em-belem

Livros digitais

Fundação Editora da Unesp lança 44 de livros digitais com acesso gratuito e inaugura site do selo Cultura Acadêmica

A Fundação Editora da Unesp (FEU) lançou nesta quinta-
feira (11/03) a Coleção Propg Digital, com 44
obras inéditas em formato digital, das áreas de Ciências
Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística,
Letras e Artes. As obras foram publicadas sob o selo
Cultura Acadêmica, que também inaugurou seu site próprio:
www.culturaacademica.com.br. Esta é a primeira vez que
uma universidade brasileira, com base no conteúdo de suas
pesquisas, concebe um programa de publicações de livros
originalmente previstos para o formato digital, com

acesso
gratuito.

A ação é resultado de uma parceria entre a editora e a
Pró-Reitoria de Pós Graduação (Propg). "O programa é um
marco no mercado livreiro e deve dar ainda mais
visibilidade para a pós-graduação da Universidade, que já
é a segunda maior do país em número de programas", afirma
a pró-reitora de Pós-Graduação, Marilza Vieira Cunha
Rudge. José Castilho Marques Neto, diretor presidente da
FEU, complementa informando que "apenas entre ontem [10
de março] e hoje, as publicações já foram baixadas por
quase mil usuários". O projeto prevê a publicação de 600
livros eletrônicos em dez anos. Em 2010, serão
selecionados e editados 58 novos títulos.

E o programa vai além de tornar a produção acadêmica
disponível ao público. Segundo Jézio Hernani Bomfim
Gutierre, editor executivo da Editora da Unesp, "estamos
oferecendo algo novo, um e-book de acesso
livre, numa
linguagem mais acessível do que o discurso científico de
origem". O projeto também não se limita a digitalizar
obras prontas, como já é comum no mercado editorial. A
coleção inteira foi originalmente pensada no formato de
livro eletrônico.

"O maior diferencial do projeto é que os autores e a
Unesp abrem mão de qualquer pagamento pelo material, num
compromisso muito forte com a divulgação do
conhecimento", afirma o professor Cláudio José de França
e Silva, assessor da Propg. Essa característica tem
despertado interesse de empresas prestadoras de serviços
na internet, como a norte-americana Google, informa
Gutierre. Os direitos autorais continuaram a ser
respeitados, com a proibição de publicar o conteúdo dos
e-books ou de copiar trechos sem os devidos créditos.

Gutierre destaca, ainda, que essa iniciativa pode ajudar
no crescente movimento de
aproximação da Universidade com
países da América do Sul. "Como a barreira da língua é
menor em relação aos falantes de língua espanhola,
acreditamos que haverá uma boa difusão das obras nos
países vizinhos."

Cultura Acadêmica - Este é o segundo selo da
Fundação Editora da Unesp, que tem como marca central a
Editora Unesp, no mercado desde 1987, já consagrada com
um catálogo que a caracteriza como editora universitária
de destaque junto ao leitor brasileiro e ibero-americano.

O segundo selo, o Cultura Acadêmica, foi criado há alguns
anos para auxiliar principalmente o atendimento às
múltiplas demandas editoriais da Universidade Estadual
Paulista (Unesp), uma universidade multicampus e com um
enorme contingente de docentes, pesquisadores e pós-
graduandos. Com a ampliação do número de títulos editados
pelo selo Cultura Acadêmica, a Fundação abre
novas
oportunidades de publicação num momento em que a pesquisa
acadêmica e sua divulgação são cada vez mais necessárias.

Autônomo e descentralizado em relação ao selo de origem,
Cultura Acadêmica presta-se a novas experimentações, abre-
se a parcerias editoriais com órgãos da direção central
da Unesp assim como com suas várias unidades
universitárias e cursos de pós-graduação, buscando sempre
a qualidade pautada nos conselhos editorias e comissões
científicas responsáveis por cada um dos volumes
publicados.

Assim surgiram as publicações do selo em parceria com
várias Faculdades e Institutos da Unesp e, com o
lançamento do site próprio, inaugura-se a Coleção Propg-
Digital, que publica livros em primeira edição apenas nos
formatos digitais, com a possibilidade de download
gratuito.

Editora UNESP

domingo, 14 de março de 2010

Prêmio Diário de Fotografia mostra os vencedores

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia divulgou ontem (13) os vencedores do concurso, que estreia sob o tema “Brasil Brasis”. Octávio Cardoso (PA), Paulo Wagner Oliveira (PA) e o coletivo Parênteses (SP) foram os escolhidos nas categorias “Brasil Brasis”, “Diário do Pará” e “Diário Contemporâneo”, respectivamente.

“A quantidade de bons trabalhos foi o nosso grande problema”, brinca Mariano Klautau Filho. Por isso, o Prêmio decidiu ampliar o número de selecionados de 20 para 25, além de conceder menções honrosas a quatro fotógrafos: Felipe Nunes Pamplona (PA), Flávio Cardoso de Araújo (PA), Walda Marques (PA) e Gina Dinucci (SP).

Trabalhos de outros 22 fotógrafos selecionados também irão compor a mostra realizada no Museu da UFPA no dia 30 deste mês: Carlos Alexandre Dodoorian (SP), Alberto Bitar (PA), Yuki Hori (SP), Eliezer Souza Carvalho (PA), Mateus Sá Leitão de Castro Soares (PE), Felipe Pereira Barros (SP), José Eduardo Nogueira Diniz (RJ), Eurico de Alencar Filho (PA), João Alberto Menna Barreto Moura Jr (RS), Celso de oliveira Silva (CE), Pedro Motta (MG), Kenji Arimura (SP), Celina Kostaschuk (SP), Rodrigo Torres dos Santos (RJ), Flavya Mutran (PA), Haroldo Bezerra Saboia Filho (CE), Sofia Dellatorre Borges (SP) e Flávio Damm (RJ). O prazo para recebimento das obras encerra no próximo dia 27.

Além da premiação e da mostra com os trabalhos dos artistas selecionados, a programação prevê de ciclo de palestras, encontros com artistas, oficinas e atividades de arte-educação.
Fonte: Diário do Pará

Para ler a matéria completa, acesse http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=81901

Foto acima: Bruno Cantuária.