domingo, 31 de janeiro de 2010

Quer expor no Museu da UFPA?


A cada início de ano, os espaços expositivos de Belém abrem seus editais e o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) não podia ser diferente. O espaço cultural está com Edital aberto do Programa de Exposições 2010-2011. As propostas serão recebidas até o dia 27 de fevereiro e as selecionadas serão montadas no pavimento superior (P2), térreo (P1), porão (PO) e jardim. Após o restauro iniciado em 2003 e concluído em 2009, essa será a primeira oportunidade para artistas e curadores interessados apresentarem seus trabalhos no MUFPA.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas mediante o envio da ficha de inscrição ao Museu da UFPA, via e-mail, para museufpa@gmail.com ou museu-ufpa@ufpa.br, e da proposta e portfólio, via correio, em carta registrada ou por serviços de entrega expressa, postada dentro do período de inscrição constante. As exposições serão classificadas como individuais ou coletivas. Cada exposição terá duração máxima de 30 dias e, na abertura, haverá encontros com artistas e/ou curadores.

Serão aceitas propostas contemporâneas de artistas e/ou curadores brasileiros e/ou estrangeiros maiores de 18 anos, nos seguintes campos de atuação das artes visuais: Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Fotografia, Objeto, Instalação, Performance, Arte Computacional, Vídeo/Arte e outras. O Museu da UFPA oferece, no pavimento superior (P2), pendurais em cabo de aço e 01 painel med. 1,85(alt) x 2,83(larg). No térreo (P1), é possível utilizar 17 painéis med. 2,70(alt) x 1,60(larg) cada um, com iluminação por spots móveis. No porão(PO), estão disponíveis 05 molduras med. 0,48 x 0,48 com paspartout (exclusivo para fotografias).

Os espaços das mostras ficaram distribuídos da seguinte forma: P2 (salas 1, 2 e 3), disponíveis para 01 evento; P1 (salas 3,4 e multimídia), disponíveis para 02 eventos; PO (biblioteca e sala multiuso), disponíveis para 02 eventos e jardim. Os interessados em expor devem observar, contudo, que, sendo um prédio tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dephac), o Museu tem condições especiais para exposições que podem ser consultadas por telefone ou por e-mails. O regulamento pode ser retirado no MUFPA ou no site: www.ufpa.br/museufpa


Serviço: Museu da Universidade Federal do Pará, Av. Governador José Malcher, 1192, Nazaré. Mais informações pelos telefones (91) 3224 0871/3242 8340 ou pelos e-mails museufpa@gmail.com , museu-ufpa@ufpa.br.

Texto: Killzy Lucena – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes

Prova para a Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba em Belém

ESCOLA INTERNACIONAL DE CINEMA E TV DE CUBA

ABRE AS INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE ESTUDANTES BRASILEIROS

A Coordenação dos Exames de seleção para a EICTV no Brasil comunica a todos que estarão abertas até o dia 10 de março as inscrições para o Processo Seletivo 2010 / 2013. As provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de março, em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Campo Grande / MS e Belém / PA.

Serão oferecidas sete especializações - Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma destas especializações.

Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2010 e término em julho de 2013.

Condições e documentos exigidos:

Os documentos e materiais serão entregues no dia 12/03, antes dos exames escritos.

1) Nacionalidade brasileira.

2) Ter Idade entre 22 e 29 anos (nascidos entre 1980 e 1988).

3) Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para a comissão do local onde fará a prova (O candidato deve levar uma cópia impressa, no dia da prova).

4) Apresentar Certificados legais de estudos que demonstrem que concluiu dois anos de estudos superiores sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira. (Apresentar os Títulos ou Diplomas em fotocópias legais).

5) Responder a duas provas escritas, sendo uma de conhecimentos gerais sobre aspectos culturais e outra da área específica, eleita pelo candidato. Os aprovados passarão também por uma entrevista oral.

6) Apresentar seu currículo impresso.

7) Apresentar Carta de motivação, com não menos que 3 laudas, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de este texto estar escrito em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.

8) Apresentar um Auto-retrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.

9) Apresentar um Arquivo pessoal (de materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, etc.) em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo, e que seu nome figure nos créditos da mesma.

11) Pagar a taxa de inscrição de 50 reais (o pagamento deve ser efetuado em dinheiro, no dia da prova).

12) Entregar seis fotos, tamanho 10x10cm. Uma das fotos deverá ser afixada no local apropriado da ficha de inscrição.

13) Certificado médico de aptidão física e mental.

Processo de seleção

Cada candidato responderá à 2 provas escritas: uma prova de conhecimentos gerais e uma prova correspondente à especialização que escolheu. Os candidatos aprovados nas provas escritas serão entrevistados no dia seguinte pela comissão julgadora, que realiza uma pré-seleção indicando os melhores candidatos em cada especialização. Caso haja necessidade, algumas entrevistas serão realizadas no domingo, dia 14 de março. Os candidatos que tenham vindo de outras cidades terão prioridade, na ordem das entrevistas. O Conselho Docente da EICTV, sediado em Cuba, faz a seleção final. Os nomes dos candidatos selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.

As provas escritas acontecem a partir das 8 h da manhã, do dia 12 de março.

Matrícula

A matrícula para os três anos tem um custo de cinco mil euros por ano. Forma de pagamento: à vista (em setembro) ou em duas parcelas (setembro e janeiro). Alunos brasileiros pagarão parte do valor, sendo que o restante será subsidiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual.

Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

Informações e inscrições:

As fichas de inscrição serão disponibilizadas pela internet através dos sites da Associação Curta Minas / ABD-MG (www.curtaminas.com.br), da Página 21 / PE (www.pagina21.com.br), do Instituto Selvino Caramori / SC (www.instselvinocaramori.org.br), e dos blogs da Associação de Cinema e Vídeo-MS / ABD-MS (acvms.blogspot.com) e da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas / ABD-PA (eictvpara.blogspot.com).

Após o preenchimento, favor enviar por e-mail a ficha de inscrição para a cidade onde você pretende realizar os exames.

Belo Horizonte / MG

eictvbh@yahoo.com.br

Curta Minas (31) 3201-9665

Recife / PE

eictv@pagina21.com.br

Página 21 (81) 3421 7180

Florianópolis / SC

eictv@instselvinocaramori.org.br

Instituto Selvino Caramori (49) 3567-0011

Campo Grande / MS

candal.abdms@gmail.com

ACV-MS (67) 3306-8069 / (67) 9608-7066 (Cândido)

Belém / PA

eictvpara@gmail.com

MIS / PA (91) 4009-8817 / (91) 9143-5111 (Afonso Gallindo)

Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños

Diretor Geral: Tanya Valette (República Dominicana)

Diretor Docente: Jerónimo Labrada (Cuba)

Coordenadora Acadêmica: Maria Julia Grillo (Cuba)

www.eictv.org


Coordenação Seleção EICTV 2010 – Brasil

Geral:

Guigo Pádua

eictvbh@yahoo.com.br / (31) 9635-1026

Belém:

Afonso Galindo (ABD e C/PA)

Belo Horizonte:

Guigo Pádua

(Associação Curta Minas - ABD/MG)

Campo Grande:

Cândido Alberto Fonseca (ABD/MS)

Florianópolis:

Caroline Marins (Instituto Selvino Caramori)

Recife:

Amaro Filho (Página 21)

Realização:

Página 21 - Pernambuco

Instituto Selvino Caramori – Santa Catarina

Cinemateca Catarinense / ABD-SC

Associação de Cinema e Vídeo / ACV-MS

ABD e C / ABD-PA

Apoio:

Associação Curta Minas / ABD-MG

Universidade Católica de Pernambuco

APECI / ABD-PE

Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Fundação de Cultura do Estado (MS)

Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande

Fundação Curro Velho / PA

ICA – Instituto das Ciências das Artes/UFPa

Museu da Imagem e do Som / MIS-PA

Instituto Pensar

Secretaria do Audiovisual / Ministério da Cultura

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Blog e Edital da Galeria Theodoro Braga



A Galeria Theodoro Braga, que fica no subsolo do CENTUR, agora tem um blog. Nos seus 24 anos de história, serviu de tranpolim para muitos dos artistas hoje consagrados em Belém e no Estado do Pará, e ainda na ativa, é local de discussão e experimentação artística.


O Edital 2010 para ocupação do espaço da Galeria Theodoro Braga pode ser adquirido na própria Galeria. As inscrições ficarão abertas até 30 de Janeiro.


A Galeria Theodoro Braga fica no CENTUR (Subsolo), na Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré - Belém/PA.



quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

VERBO 2010



A galeria Vermelho informa que, de 15 de dezembro de 2009 a 28 de fevereiro de 2010, receberá projetos na área de PERFORMANCE para a 6ª edição da mostra VERBO. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível para download na home da Vermelho — http://www.galeriavermelho.com.br/, e encaminhá-la para

verbo2010@galeriavermelho.com.br, ou via correio para:

MOSTRA VERBO 2010
Rua Minas Gerais, 350
01244-010 — São Paulo - SP A/c Marcos Gallon
A MOSTRA

A 6ª edição da mostra anual de performance VERBO ocorrerá de 14 a 19 de junho de 2010, nas salas 1, 2, 3, 4 e no pátio da Galeria Vermelho, em São Paulo. A programação da mostra conta ainda com a 3ª edição do seminário VERBO Conjugado, três oficinas de criação na área da performance, além do lançamento de livros e publicações cujos temas estejam associados a aspectos atuais da performance.

PROCESSO DE SELEÇÃO
Poderão participar da seleção de projetos para a VERBO 2010 obras inéditas ou já apresentadas de artistas ou grupos que desenvolvam trabalhos na área da PERFORMANCE. Não serão aceitos vídeos, instalações, fotografias, pinturas e outras proposições que não estejam alinhados com o caráter do evento. Cada artista ou grupo poderá participar com até 3 projetos distintos.
As performances que integrarão a VERBO 2010 serão selecionadas a partir do conceito e originalidade da proposta e do histórico de ações já apresentados em edições anteriores da mostra.

Artistas residentes fora da cidade de São Paulo deverão procurar incentivos para passagens, perdiems e cachê em instituições de suas cidades. A VERBO não tem como financiar esses custos. Caso necessário, a VERBO poderá disponibilizar cartas-convite para os pedidos de apoio.
O material enviado para seleção (CDs, DVDs e imagens digitais) não será devolvido aos remetentes. Caso o participante queira receber o material deverá incluir um envelope selado para devolução.

Os interessados em participar do projeto de seleção deverão encaminhar versões digitais dos documentos mencionados abaixo, até 28 de fevereiro de 2010, para verbo2010@galeriavermelho.com.br, ou via correio normal para o endereço mencionado acima.

DOCUMENTOS
1]. Formulário de inscrição preenchido disponível para download na home da Vermelho — www.galeriavermelho.com.br .
2]. Trabalhos inéditos deverão incluir uma descrição detalhada do projeto de montagem (número de montadores, equipamentos necessários, número de horas necessárias para montagem e ensaios), e um esboço da ação no espaço. Nesse caso, o proponente deverá incluir ao material a ser enviado, 3 imagens digitais de trabalhos anteriores, no formato JPG ou TIF com 300dpis e 28 cm (lado menor).
3]. Projetos já apresentados anteriormente deverão incluir a versão em DVD - íntegra ou editada da obra, além de 3 imagens digitais no formato JPG ou TIF com 300dpis e 28 cm (lado menor).
3]. Portfólio digital do artista ou grupo.

SELECIONADOS
A VERBO é um evento sem fins lucrativos financiado pela galeria Vermelho. O evento não conta com o apoio de leis de incentivo no Brasil. Portanto, é inviável o pagamento de cachês pelas apresentações.

www.galeriavermelho.com.brA Vermelho cobrirá os seguintes custos:
1]. Hospedagem para artistas de fora da cidade de São Paulo, Brasil.
2]. Montagem da obra dentro do espaço (não inclui os materiais necessários para a performance, como terra, madeira, arame, areia e afins).
3]. Equipamentos: projetor de vídeo, DVD e CD players, auto-falantes, microfones.
4]. Divulgação.
5]. Folder da mostra.
6]. Captação em vídeo e foto da apresentação.
Para maiores informações, favor contatar Marcos Gallon — marcos@galeriavermelho.com.br

Pré-Conferências Setoriais de Cultura



A Sociedade Civil Organizada, com o apoio do Governo do Estado do Pará e a Representação Regional Norte / MINC, convocam a todos para as Pré-Conferências Setoriais de Cultura, etapa preparatória para a II Conferência Nacional de Cultura.

As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, reflexivo, propositivo e eletivo. São instâncias de articulação local e regional de agentes culturais de cada uma das áreas artísticas e de patrimônio envolvidas.

Têm como objetivo debater e encaminhar propostas para as políticas públicas de cultura e as políticas setoriais específicas para cada um dos segmentos envolvidos no processo, contribuindo com a formulação dos Planos Nacionais Setoriais.

SETORES:

Arquitetura e urbanismo, Culturas afrobrasileiras, patrimonio (material e imaterial), Culturas populares, Audiovisual, Arte Digital, Artesanato, Design, Moda, Circo.

CENTUR, DIA 29 DE JANEIRO

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento
8:30h – Abertura, composição da mesa e saudação
9:30h – Painel Temático Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.
11h – Início dos GT’s de cada setorial para encaminhamento de propostas
13h – Intervalo para o almoço
14:30h – Continuação dos GT’s de cada setorial para encaminhamento de propostas e eleição de delegados
16:30h – Intervalo
17h – Plenária final para validação das propostas
18h – Encerramento

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Entrevistas com artistas pelo Novas Medias!?

Periodicamente, teremos aqui um espaço/entrevista para que conheçamos um pouco dos artistas contemporâneos paraenses, juntamente com os de fora de nosso Estado. Esperamos que vocês gostem!

Veja abaixo quem foi entrevistado e clique no nome para saber mais.


Boa leitura!

Entrevista com Laís Pontes 

Entrevista com Emmanuel Nassar





...
Abaixo, entrevistas feitas em 2010.

Entrevista com Luciana (Lu) Magno



Entrevista com Carla Evanovitch


Entrevista com Marilá Dardot







Entrevista com Alex Reuben






Entrevista com Alexandre Sequeira







Entrevista com Murilo Rodrigues






Entrevista com [ConJunto Vazio]







NovasMedias!? 

ENTREVISTAS - Luciana Magno


Para inaugurar o espaço ENTREVISTAS, que carrega em si o intuito de divulgar idéias e mostrar um pouco do artista por trás da obra, conversamos com Luciana Magno, pessoa super acessível. Formada em Artes Visuais pela Universidade da Amazônia, Luciana é da nova geração de artistas de Belém e aos 23 anos já têm em seu currículo um terceiro prêmio do Salão Arte Pará do ano de 2009 e há poucos meses foi contemplada com o prêmio de Artes Visuais do Sistema Integrafo de Museus para o ano de 2010. Eis a entrevista:

N.M. Oi Lu.
L.M. Oi

N.M.Uma pergunta difícil: quem é Luciana Magno?
L.M. Também não sei, tudo depende da posição do sol e da lua...

N.M.Qual teu passatempo predileto?
L.M.Não fazer nada, estar com a mente branca, patetar no tempo tirando meleca.

N.M.Comidas prediletas?
L.M.Às vezes esqueço de comer, mas adoro aquelas batatas fritas que cheiram longe nas ruas, o purê de batata do Beto, a batata cortada em rodelinhas e assada de forno, a batata sotê... chocolate quente com chantily, pão de queijo, suco de laranja e quase todas as frutas.


N.M.Filmes prediletos?
L.M.Os sonhadores, O rei leão, O céu que nos protege...

N.M.Se teu trabalho em arte fosse um filme, que tipo de filme ele seria?
L.M.Acho que não tem, deve ser um filme que ainda não existe.

N.M.Se fosses definir os trabalhos que fazes em artes visuais, saberias dizer?... dirias o quê?
L.M.A arte me leva ao experimental e me aproxima da vida, sou apenas levada, não sou eu que faço a arte, espero que ela me faça.

N.M.Quais os trabalhos que você anda se dedicando no momento?
L.M.Ando procurando uma forma de tornar o tempo dos eclipses mais longo, será possível?


N.M.Quais artistas de Belém e de fora não podem deixar de faltar como referência pra ti na atualidade?
L.M.Às vezes acho a arte um pouco chata, a música e a vida real me parecem muito mais atraentes, gosto de tudo que pulsa alem da materialidade da arte, pode até ser um termo um tanto clichê, mas ao final deve fazer algum sentido...

N.M.Podes nos enviar uma imagem do trabalho que mais gostastes de executar e dizer o porquê gostou tanto?
L.M.Não sei se realmente gosto de algum deles... vou meditar e te mando depois (promessa de escoteira)

N.M.Como foi a experiência de ter ganhado o segundo grande prêmio do Salão Arte Pará?
L.M.Foi legal, o trabalho começa a ter alguma visibilidade quando se ganha um prêmio, querendo ou não é mídia. Um amigo me falou brincando que salão de arte é como loteria, você joga torcendo pra da certo mas nunca sabe quem vai ter o cartão sorteado... Acho que é quase isso, tem quatro anos que me inscrevo no Arte Pará e não tinha nem sequer sido selecionada. Não modifica quem eu sou, mas é uma porta que se abre...

N.M.Uma pergunta capciosa: fizeste muitos amigos durante e depois do prêmio?
L.M.É engraçado perguntares isso... continua quase tudo igual, quase...

N.M.Uma última pergunta: o amor realmente salvará o mundo?
L.M.Sim, somente ele, somente o amor salvará o mundo.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

GIRL TALK



Sob a alcunha de Gi
rl Talk, o produtor americano Gregg Gillis ficou conhecido por seus excêntricos mash ups, nos quais se apropria de dezenas de trechos de músicas de outros artistas, editados e rearranjados, para criar novas faixas.

Mas, para lançar cada um dos seus quatro álbuns, Gillis teria de ter desembolsado US$ 4,2 milhões com licenças para editoras e gravadoras -o que nunca aconteceu. O cálculo foi feito pelo diretor canadense Brett Gaylor em "RIP: a Remix Manifesto", documentário que parte de Gillis para discutir o direito autoral na era da informação e que agora está disponível em www.ripremix.com/ripit.

"Sempre houve uma tensão entre a internet e as ideias tradicionais que cercam propriedade intelectual"

Em "RIP", o diretor defende a chamada cultura de remix, na qual, a partir do download -seja de uma música, seja de um filme-, internautas podem transformar uma obra já conhecida em algo novo, como sugere ser o caso de Gillis. "É uma forma de cidadãos não serem mais só consumidores, mas de se tornaram criadores."

No filme, a cultura de remix é defendida pela flexibilização da atual legislação que protege a propriedade intelectual -pela qual o uso de qualquer trecho de uma música sem autorização é passível de processo.

O filme trata desde a batalha do Napster até a atuação das grandes corporações, detentoras de gravadoras e estúdios, para que as regras do jogo não mudem. O diretor ouve, entre outros, Lawrence Lessig, fundador do Creative Commons -organização que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais. Para Gaylor, tal proposta é uma das melhores alternativas para o embate dos direitos autorais.

"É uma solução razoável que permite aos artistas declararem que seu trabalho pode ser sampleado, mas sem abrir mão de seus direitos comerciais, caso a obra venha a ser usada com fins lucrativos", diz o diretor. "A única alternativa para o futuro é restaurar o equilíbrio do direito autoral. Atualmente, há muita coisa nas mãos das grandes corporações."

Em 12 de maio de 2009, enquanto ainda apresentava "RIP" em festivais de cinema, Gaylor disponibilizou o filme para download com a intenção de permitir às pessoas que "remixem, adicionem e melhorem" o documentário.

"Me inspirei no movimento do open source [código aberto], em que programadores e hackers criam softwares colaborativamente", diz Gaylor sobre o que ele chama de "cinema open source", instrumento que usou para permitir que o público interfira em seu filme. "Foi também um jeito de adotar algumas das ideias das quais o filme fala e de provar que elas podem ser um modelo novo, atual."

Brasil como exemplo

O Brasil ocupa uma significativa fatia do filme. Gaylor diz acreditar que o país tem muito a ensinar. Em passagem pelo Rio, conversou com Gilberto Gil, que levou o Creative Commons a um debate público quando ainda era ministro da Cultura. "É inspirador que a América do Norte veja isso."

Enquanto a discussão se aquece, o Girl Talk segue lançando seus discos por um selo especializado em samples, batizado de Illegal Art. E Gillis afirma que, até hoje, nunca foi processado.

Para advogado, legislação está desatualizada

Especializado em direito eletrônico e autoral, o advogado Renato Opice Blum acredita que a atual legislação sobre direito autoral está desatualizada em relação à nossa realidade. À pedido da Folha, Blum opina sobre o caso de Gregg Gillis.

"Se formos interpretar a lei literalmente, ele [Gregg Gillis] não pode utilizar trechos de outras músicas porque depende de autorização destes artistas", diz. "Mas, muitas vezes, o uso é tão pequeno, que não causa dano ao artista ou prejuízo material. Aí dependerá da interpretação do juiz que analisa o caso", afirma Blum.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Artistas de Rondônia fazem performance na neve


Encontramos à pouco tempo em um site chamado "Gente de opinião" uma matéria sobre artistas de rondônia em viagem à Itália. Vai a materia na íntegra para vocês tirarem as próprias conclusões.


"Os artistas do Coletivo Madeirista de Rondônia tiveram uma experiência insólita durante sua viagem-prêmio à Itália: acostumados ao calor dos trópicos, enfrentaram uma nevasca que se abateu sobre o norte da Europa durante as últimas semanas, aproveitando a temperatura para fazer performances e intervenções em interação com a neve. A viagem do grupo foi patrocinada pelo Ministério da Cultura através do Edital n° 02/2009 de Intercâmbio e Difusão Cultural para participação na 12ª Generative Art Conference, evento de caráter multidisciplinar que ocorreu de 14 a 17 de dezembro na Politécnica de Milão. O evento reuniu teóricos e artistas de categoria internacional, que, durante três dias debateram sobre a temática da Generative Art, com ênfase em softwares e algoritmos generativos. A nota diferencial foi dada pelo Coletivo Madeirista, que introduziu o conceito de "generative social code", ou seja, códido generativo social como instrumento de replicação artística. A performance do grupo foi muito bem recebida por todos os presentes, alguns dos quais, doaram suas sombras que foram recortadas em papel cartão preto, inaugurando uma nova técnica dentro do Projeto Inventário das Sombras. Após a explanação do conceito do Projeto pelo Coordenador do grupo Joesér Alvarez,auxiliado pela professora Elisabetta Romano (UFPB) como tradutora, foram distribuídos folders e dvds aos espectadores para que replicassem o conceito do projeto em seus locais de origem,o que, configurando assim, o código generativo social proposto. Além da participação dos artistas na Conferência, a viagem teve seualcance ampliado com a realização de performances, intervenções, registros em fotografia e vídeo nas cidades de Veneza, Florença e Pisa. Durante o período de estadia do grupo, uma frente fria originária da Sibéria fez os termômetros cairem, desafiando os artistas rondonianos a enfrentar temperaturas negativas e sensações térmicas nunca dantes experenciadas,para deixar a marca da arte madeirista nas calçadas da Europa." Joéser Alvarez (Extraído de http://www.gentedeopiniao.com/ler_noticias.php?codigo=54478).



Ricardo Macêdo - blog Novas Médias

PRÊMIO BANCO DA MAZÔNIA DE ARTES VISUAIS 2010




Inscrições abertas para o Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais


Fotografia da exposição Deslocamentos do artista e arquiteto Murilo Rodrigues, premiado com o edital de artes visuais do Banco da Amazônia em 2009. Foto: Ubirajara Bacelar.

O Espaço Cultural Banco da Amazônia abre inscrições ao “Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais” para pautas de exposições relativas ao ano de 2010. Os vencedores receberão o valor de R$ 15.900,00 para as despesas com montagem de cada mostra.
As inscrições acontecem no período de 04 de janeiro até 12 de fevereiro de 2010. Poderão se inscrever artistas de diversos locais. Os projetos inscritos passarão por um processo de seleção para exposições no Espaço Cultural durante o período de março de 2010 a janeiro de 2011.
Serão analisados projetos de artistas da área de Artes Visuais cuja produção seja culturalmente vinculada às questões da região, em manifestações contemporâneas bidimensionais (desenho, pintura, gravura, técnicas mistas e fotografia), tridimensionais (escultura, objeto e instalação) e mídias contemporâneas.
Poderão participar do processo de seleção pessoas físicas e/ou jurídicas residentes na região Amazônica e que não tenham sido contemplados com exposição no Edital de Pautas de 2008 e de 2009.


CALENDÁRIO DE PAUTA / EXERCÍCIO 2010
1ª) 29/03 a 14/05/2010
2ª) 17/05 a 02/07/2010
3ª) 23/08 a 02/10/2010
4ª) 22/11/2010 a 21/01/2011

Os projetos serão avaliados com base nos critérios de perspectiva de contribuição ao enriquecimento cultural e social da comunidade; Qualificação do projeto com relação à concepção da exposição (técnica e coerência da proposta); Currículo(s) do(s) artista(s) e curador; Adequação orçamentária; Contrapartidas oferecidas ao Banco da Amazônia e benefícios à população em geral. Para mais informações confira o edital no site: http://www.bancoamazonia.com.br/.


Fotografia da exposição Deslocamentos do artista e arquiteto Murilo Rodrigues, premiado com o edital de artes visuais do Banco da Amazônia em 2009. Foto: Ubirajara Bacelar.

Serviço:
As inscrições poderão ser realizadas, no período de 04 de janeiro a 12 de fevereiro de 2010, no Edifício Sede do Banco da Amazônia, na Av. Presidente Vargas ou encaminhada pelos CORREIOS para o endereço: Av. Presidente Vargas, 800, Bairro da Campina, Belém – Pará – Brasil, CEP 66017-000.


Atenciosamente,

RUMA - Rui Mario Albuquerque
Analista - Banco da Amazônia GICOM
Gerência de Imagem e Comunicação CPROP
Coord.de Publicidade, Propaganda e Patrocínio
(91) 4008 3334

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Curso Cinema como Recurso Pedagógico



A CAIANA FILMES abre inscrições para o curso de capacitação de professores e estudantes da área de educação na utilização de filmes como ferramenta de apoio pedagógico (CURSO DE FÉRIAS). Serão 5 aulas (com carga horaria de 20 horas)que irão apresentar técnicas para trabalhar com a linguagem áudio-visual, contribuindo para leitura adequada de um filme, explorando-o numa perspectiva educativa e interligando o cinema as aulas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Estudos Sociais, entre outros. O curso pretende ainda auxiliar os profissionais e estudantes da área na abordagem de temas transversais como : Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Ética, Saúde e Trabalho, Relações Sociais, Racismo, etc.
Serviço:
Inscrições abertas na CAIANA FILMES
Fone: 33434254 / 33434252
Endereço: Diogo Moia 986 entre 14 de Março e Alcindo Cacela
Horários
TARDE
18 a 22 de JANEIRO de 2010 - TURMA I
25 a 29 de JANEIRO de 2010 -TURMA II
Horário:14h às 18h
MANHÃ
18 a 29 - segunda, quarta e Sexta - janeiro
Horário:8:30h às 12h
Investimento: R$100,00
Aceita a bandeira VISA

Novas Medias!? RECOMENDA!!!

PIRATÃO


Recebí por email um convite do coletivo Filé de Peixe que realizará nos dias 09 e 10 de janeiro de 2010 na praça da República em Belém, com apoio da Faculdade de Artes Visuais do ICA/UFPA, o projeto PIRATÃO: Vide Convergências!

Contemplado pelo programa REDE NACIONAL FUNARTE ARTES VISUAIS, PIRATÃO: Vide Convergências, a partir do contraste potencializado pela triangulação entre artistas e pensadores do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará, quer ampliar a percepção crítico-analítica das iniciativas desenvolvidas em cada um desses locais, bem como gerar troca de experiências e de estratégias empregadas para se produzir e difundir bens artísticos voltados para o campo audiovisual.

Ricardo Macêdo - blog Novas Médias!?

Para assistir é só clicar em: http://www.youtube.com/watch?v=oGxt6E99f-E




Companheiros de Belém!!
O coletivo Filé de Peixe, que há 4 anos realiza projetos de ocupação de espaços artísticos não convencionais, vem se dedicando desde 2009 ao projeto PIRATÃO, uma prática artistica que investiga e simula a economia informal e pirata como situação para inserção, visibilidade, acesso e circulação de trabalhos de vídeo voltados para o campo das artes plásticas.
De vocação itinerante, o projeto
PIRATÃO, em seis meses já foi realizado em três estados e regiões do país: na cidade do Rio de Janeiro(RJ), no Viradão Carioca e na inauguração do Museu da Maré; em Porto Alegre(RS), na Desvenda - Feira de Arte Contemporânea; e na cidade do Recife(PE), no SPA das Artes 2009.
Agora, a realização de PIRATÃO: Vide Convergências, possibilitará que o norte, através dacidade do Belém do Pará, seja a quarta região do país integrada ao processo dedeslocamento e itinerância do projeto PIRATÃO.
Assim, o coletivo Filé de Peixe tem enorme interesse em conhecer de perto as organizações audiovisuais de Belém, seus agentes culturais, os artistas locais envolvidos na produção e difusão de vídeos e filmes, vislumbrando a troca de experiências e de estratégias empregadas para se produzir e difundir bens audiovisuais, buscando uma aproximação capaz de gerar intercâmbio e inserção da produção videoartística nas atividades cineclubistas paraenses, bem como incorporação da produção de vídeo local ao projeto PIRATÃO.
Então, queremos convidar a todas a doarem seus vídeos para o projeto! Para isso, basta gravá-los em um dvd e levá-los até a nós no próximo fds.
A programação do evento PIRATÃO: Vide Convergências está em anexo.
Abaixo, um release sobre o projeto PIRATÃO!
Para assistir é só clicar no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=oGxt6E99f-E
Um forte abraço a todos! Nos vemos em breve!!
Abs!!
alex topini



PIRATÃO é uma prática artística que investiga e simula a economia informal e pirata como situação para inserção, visibilidade, acesso e circulação a trabalhos de videoarte.
A ação desdobra-se a partir da comercialização de um objeto do coletivo Filé de Peixe denominado ENCARTADO.
Francamente inspirados nos dvds piratas comercializados informalmente, os ENCARTADOS consistem numa mídia dvd + encarte + carimbo manual + vídeos apropriados.
Os ENCARTADOS reproduzem infinitamente os vídeos do acervo do coletivo Filé de Peixe, mantendo-se, contudo, únicos enquanto objetos, já que são manualmente carimbados, com número de série que não se repete, portando marcas e intervenções do processo caseiro e não industrial de produção.
Os ENCARTADOS são objetos performáticos, elementos constitutivos da ação, comercializados somente no momento do PIRATÃO, aos moldes e preços praticados pelos camelôs: "1 é 5(reais), 3 é 10(reais)".
No local da ação há um televisão e um aparelho de DVD para que os vídeos comprados sejam testados, assim, "comprou: testou, testou: exibiu!"
Ao término de cada ação, é realizada a SESSÃO PIRATA: uma seleção variada de videoartes, com uma hora de duração, sem divulgar previamente o seu conteúdo, sem pedir autorização aos autores, nem sequer informá-los. As pessoas ficam sabendo apenas onde e quando, e comparecem para uma sessão surpresa. O conteúdo de cada SESSÃO PIRATA é divulgado posteriormente, no site do coletivo Filé de Peixe.
A ação já foi realizada no Rio de Janeiro(duas edições), Porto Alegre, e em Recife, no SPA das Artes 2009.
Ao se deslocar, PIRATÃO difunde/exibe por outros lugares o acervo de vídeos aglutinado no local de origem do coletivo, na mesma medida em que gera condições para que novos trabalhos de artistas locais sejam incorporados ao projeto, difundindo-se em seqüência, num movimento polinizador que opera constantemente aglutinação – deslocamento – difusão.
Com isso, PIRATÃO ativa redes de troca em torno da produção audivisual voltada para o campo das artes plásticas, evidenciando a novíssima e vasta produção no campo da videoarte, facilitando o acesso/contato com trabalhos clássicos, propiciando um ponto aglutinação e difusão desse trabalhos a partir de um modelo que faz referência ao comércio popular, informal e pirata.


--
Artistas mambembes apresentam seu trabalho em espaços públicos, e depois 'passam o chapéu' pedindo contribuições espontâneas, eu mostro o que faço nos links abaixo, sou um mambembe cibernético, portanto peço que financiem as ações de Etétuba, e depositem a quantia que considerarem justa, ou a possível, na conta


Banco do Brasil
ag 3702-8
cc 19097-7


Etetuba = Arthur Leandro - telefones (91) 30872755 ou 92080679