quinta-feira, 25 de junho de 2009

OFICINAS NA FOTOATIVA

A Associação FotoAtiva abre no dia 1 de Julho oficinas diversas para interessados em fotografia e seus desdobramentos.
Endereço: Praça Visconde do Rio Branco (Pça das Merces), nº19 - Campina - Cep. 66010-110 Telefone: (91) 3225-2754


1. Arborescência: uma experiência da paisagem amazônica através da fotografia
O projeto Arborescência (pesquisa fotográfica em preto e branco sobre “a fisionomia do vegetal na paisagem amazônica”, de Patrick Pardini) está completando dez anos. A oficina propõe uma reflexão sobre a noção de “paisagem” (como figura e como espaço do entrelaçamento de natureza e cultura) aplicada à Amazônia, tendo por referência a experiência singular da paisagem amazônica: uma experiência artística com ressonâncias científicas nos campos da antropologia, arqueologia e ecologia histórica.
Carga horária: 3 horas
Dia: 30 de junho, das 19h às 22h
Número de vagas: 20
Instrutor: Patrick Pardini
Investimento: R$ 15,00

Patrick Pardini ministra a oficina Arborescência - por Miguel Chikaoka



2. Caixa Magica I (câmera obscura pinhole)
Os participantes desta oficina recebem orientação para construir um modelo de câmera obscura utilizando papel cartão e papel vegetal. Mesclando atividades práticas como dobraduras, colagem e desenhos com jogos e brincadeiras sensoriais, a oficina busca facilitar a compreensão do principio científico da formação da imagem. Público alvo: crianças, educadores e artistas
Carga horária: 3 horas
Dia: 1º de julho, das 9h às 12h
Número de vagas: 20
Instrutor: Valério Silveira
Investimento: R$ 20,00 (material incluso)

3. Caixa Magica II (Câmera obscura com lente)
Esta oficina segue a mesmo percurso da anterior, até o momento em que se introduz um elemento ótico no percurso dos raios luminosos. O resultado é o aumento da luminosidade da imagem e surgimento de novos elementos como plano focal e profundidade de foco. A carga horária é maior e na lista de materiais, acrescenta-se um lente (lupa) simples.
Público alvo: crianças, educadores e artistas
Carga horária: 4 horas
Dia: 2 de julho, das 14h às 18h
Número de vagas: 20
Instrutor: Valério Silveira
Investimento: R$ 30,00 (material incluso)

4. Pincel de Luz (Quimiograma) e Fotogramas
Os participantes desta oficina experimentam as técnicas de desenho e pintura baseadas no tratamento controlado de revelação e fixação de papel fotográfico velado. Público alvo: crianças, educadores, artistas
Carga horária: 6 horas
Dias: 3, 14 e 15 de julho, das 19h às 22h
Número de vagas: 20
Instrutor: Miguel Chikaoka
Investimento: R$ 50,00 (material incluso)


5. Tubo de Ensaio (Iniciação à fotografia pinhole para crianças e educadores)
O participante desta oficina será orientado na construção e utilização de câmeras pinhole a partir da reciclagem de pequenas embalagens de filme 35mm.Essencialmente prático, o programa de atividades desta oficina é baseado na combinação de jogos e exercícios sensoriais com práticas de captura e tratamento de imagens. Público alvo: crianças, educadores e artistas
Carga horária: 12 horas
Dias: 6, 7 e 8 de julho
Turma 1: das 8h às 12h
Turma 2: das 14h às 18h
Número de vagas: 20
Instrutor: Miguel Chikaoka
Investimento: R$ 60,00 (material incluso)


6. “Pin Lux” (Fotografia Pinhole sobre películas 35 mm)
O diferencial desta oficina em relação à anterior está no tipo da câmera pinhole a ser construída e utilizada.Nesta, o participante será orientado na construção e utilização de câmeras pinhole utilizando caixas de fósforo e filmes 35mm.


Público alvo: crianças, educadores e artistas
Carga horária: 15 horas
Período: de 6 a 11 de julho, das 14h às 18h
Número de vagas: 20
Instrutor: Valério Silveira
Investimento: R$ 80,00


Exemplo de imagem produzida com a técnica Pin Lux - por Joel Costa

7. Preto no Branco
Novidade no calendário de oficinas, na contramão do processo digital. No lugar do pixel e do Photoshop, o grão de prata e o laboratório fotográfico: a fotografia analógica em preto e branco, desde o registro da luz nos filmes até a revelação e tratamento químico da imagem. Para participar desta oficina, não é imprescindível possuir uma câmera analógica convencional, pois o aluno poderá construir uma câmera pinhole de película, porém é imperativo que o interessado tenha tempo e disposição para dedicar-se ao processo de revelação do filme e, em seguida, fazer cópias e ampliações sobre papel fotográfico no laboratório.


Requisito: noções básicas sobre sensibilidade (iso) e exposição
Carga horária: 20 horas
Período: de 1º a 29 de julho (reuniões às quartas, de 19h30 às 21h, e laboratório aos sábados, das 9h às 13h).
Número de vagas: 10
Instrutores: Miguel Chikaoka e Josias Cruz
Investimento: R$ 150,00 (não incluso material de consumo: filmes, papéis fotográficos e produtos químicos)


8. Serigrafia Básica
Em sua nova versão, esta oficina apresenta de forma objetiva e simplificada o processo da serigrafia e as possibilidades de manipulação, criação e impressão em papel, tecido e madeira a partir de matrizes fotográficas.
Público alvo: interessados a partir de 16 anos
Carga horária: 30h
Período: de 1º a 16 de julho (aulas de segunda a quinta, das 18h30 às 21h30)
Número de vagas: 15
Instrutor: Boaventura
Investimento: R$ 120,00 (material incluso)

Oficina de serigrafia, com Boaventura. Foto: Miguel Chikaoka.

9. Photoshop Básico
Introduzir conhecimentos práticos sobre tratamento de imagens digitais no Photoshop. Uso de ferramentas básicas e imprescindíveis para ajustes de imagens geradas por escaneamento ou por câmeras digitais.
Carga horária: 10h
Período: de 6 a 10 de julho, das 19h às 21h
Número de vagas: 12 (no mínimo 6 inscritos)
Instrutora: Luciana Bezerra
Investimento: R$ 70,00


10. A Fotografia nas Artes Visuais (arte expandida)
A oficina tem por objetivo proporcionar uma discussão estética da fotografia não documental, tendo o movimento dadaísta como marco zero e sua evolução até a fotografia contemporânea, abordando diálogos que se efetuaram com outras formas artísticas, na busca da invenção de uma nova arte: Fotografia x pintura, Fotografia x escultura, Fotografia x instalação, etc.
Número de vagas: 20 (no mínimo 12 inscritos)
Carga horária: 20hs.
Dias: 16, 17, 20, 21, 22, 23, 24, 27, 28 e 29 de julho, das 19h às 21h
Instrutor: Sólon Ribeiro
Investimento: R$ 100,00

CINEMA: O Casamento de Rachel


O Casamento de Rachel (Rachel Getting Married)
Jonathan Demme, (EUA, 2008)

Título Original: Rachel Getting Married (EUA). Direção: Jonathan Demme. Roteiro: Jenny Lumet. Música: Donald Harrison Jr. e Zefer Tawil. Direção de Arte: Kim Jennings. Edição: Tim Squyres. Gênero: Drama. Ano: 2008. Distribuição: Sony Pictures Classics. Produção: Neda Armian e Marc E. Platt. Figurino: Susan Lyall. Fotografia: Declan Quinn. Elenco (Vozes): Anne Hathaway, Rosemarie DeWitt, Mather Zickel, Bill Irwin, Anna Deavere Smith, Anisa George, Tunde Adebimpe, Debra Winger, Jerome Le Page, Beau Sai, Dorian Missick. Duração: 114 min. Cor: Colorido. Classificação: 14 anos.

De quinta a domingo 25/06 a 05/07

às 19h30 no Cine Líbero Luxardo

Sinopse:
A festa de casamento de Rachel tem tudo para ser perfeita. Amigos e familiares reunidos numa bela cidade de Connecticut, num fim de semana repleto de comida, música e carinho. Mas quando Kim, a irmã mais nova de Rachel, chega após um longo período numa clínica de reabilitação, todos se preocupam. Com seu histórico de crises e conflitos familiares, Kim tem o dom de provocar grandes dramas em qualquer situação. Na festa, sua postura sarcástica faz reviver antigas feridas e transforma o casamento dos sonhos num campo de batalha.

Ingressos: 5 reais (Meia Entrada para estudantes)
Quinta-feira – Entrada Franca para estudantes com carteirinha.


CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)
Informações: tel (91)32024321
E-mail: cll@fcptn.pa.gov.br ou cinelibero@gmail.com
Blog: http://cineliberoluxardo.blogspot.com/

Bolsa IAP para o exterior

O Instituto de Artes do Pará (IAP) lançou na segunda-feira (15) o edital do Concurso de Bolsa para o Exterior de Pesquisa e Criação em Artes Plásticas - 2009, para conceder incentivo cultural a um artista plástico, residente e domiciliado no Pará há pelo menos três anos, dando-lhe oportunidade de receber uma bolsa em dinheiro para desenvolvimento de trabalho artístico na cidade de Quebec, Canadá, na área das artes visuais.
Esta edição da bolsa contemplará pesquisas de experimentação e criação artística com processos fotográficos. O artista residente terá à sua disposição os laboratórios do Centre Vu, em Quebec, no Canadá, reconhecidamente um dos mais importantes centros de pesquisa e de difusão da fotografia contemporânea atualmente.
Para concorrer à bolsa os artistas interessados deverão inscrever no IAP apenas um projeto de trabalho inédito, individual, concebido e a ser desenvolvido pessoalmente pelo artista concorrente. O projeto aprovado deverá ser desenvolvido no Canadá durante o período da bolsa.
Bolsa - Ainda de acordo com o edital, a bolsa tem o valor total de R$ 12.000,00, destinada a custear as passagens de ida e volta e alimentação, bem como todas as despesas para o desenvolvimento do projeto no Canadá, e outras que se façam necessárias à perfeita e integral execução do trabalho.
A vigência da bolsa será de 14 de setembro a 14 de novembro de 2009, período em que ocorrerá a permanência do bolsista no Canadá, durante o qual deverá ser concluído o projeto de pesquisa.
As inscrições começaram na segunda-feira (15) e vão até o dia 23 de julho, na sede do IAP (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré), de 09h às 14h, devendo ser formalizada mediante o preenchimento dos requisitos à apresentação dos documentos.
Para efetivar a inscrição serão exigidos ficha de inscrição totalmente preenchida com declaração firmada pelo candidato, acompanhada da fotocópia dos documentos de identidade (RG, CPF e passaporte validado), e currículo profissional na área das artes visuais com, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada mediante catálogos e reproduções dos documentos originais.
Requisitos - O projeto de pesquisa deverá conter os seguintes itens: tema, justificativa, objetivos (gerais e específicos), plano de trabalho e indicativos de resultados, além de portfólio com, no mínimo, cinco fotografias de trabalhos recentes. O portfólio pode ser apresentado em formato digital (CD, DVD) ou ampliações fotográficas em formato 20 x 25 cm.
O IAP informa ainda que serão admitidas inscrições por via postal, sendo considerados inscritos os projetos remetidos pelos Correios para o instituto, contendo todos os documentos exigidos, que tenham sido postados dentro do período de inscrição. Não serão aceitas inscrições via fax ou e-mail.
A pré-seleção será feita pelo Conselho Diretor do IAP, juntamente com o titular da Gerência Geral de Artes Plásticas e Audiovisuais do instituto. Serão pré-selecionados até cinco projetos, que serão encaminhados ao Conseil des Arts et des Lettres, em Quebec, no Canadá. A seleção do candidato será feita pela equipe técnica do Conseil des Arts et des Lettres.
Os projetos serão pré-selecionados pelo Conselho Diretor do IAP no dia 27 de julho, enquanto a análise final do Conseil des Arts et des Lettres será feita no período de 3 a 7 de agosto. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado do Pará, no dia 13 de agosto.
Serviço: Concurso de Bolsa para o Exterior de Pesquisa e Criação em Artes Plásticas 2009, do Instituto de Artes do Pará (IAP).
Inscrições de 15 de junho a 23 de julho, na sede do IAP (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré), de segunda até sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, de 09h às 14h.
Mais informações: 4006-2945.

Artista Francês abre exposição nessa sexta 26 na Unama



CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR.

Mais informações:
Assessoria de Marketing Cultural e Comunicação Social
Jornalista responsável:
Márcia Carvalho (9999-4563)
Equipe:
Wellingta Macêdo e Yuri Santos
Telefones: 4006-2945/ 2918
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Blog: www.iap.pa.gov.br/blog

CINEMA: "Morangos Silvestres" na Sessão Cult


Argumento: O professor de medicina Isak Borg dirige com sua nora Marianne de Estocolmo a Lund para receber o grau honorário da Universidade de Lund por seus 50 anos de carreira. No caminho, relembra os principais momentos de sua vida, temendo a morte que se aproxima. Conhece diversas pessoas na estrada, desde Sara e os seus companheiros de viagem , Viktor e Anders, os quais se dirigem para Itália, assim como um casal que faz lembrar Isak a sua própria vida e casamento, com cujo carro quase têm um acidente.O filme recebeu o Urso de Ouro por Melhor Filme (1958), o "Globo de Ouro" de melhor filme estrangeiro (1960) e foi indicado ao "Oscar"na categoria de Melhor Roteiro.Na vasta de filmografia do mestre Ingmar Bergman, "Morangos Silvestres" é considerado pelos críticos como um de seus 5 melhores filmes.



SERVIÇO

"Morangos Silvestres", de Ingmar Bergman (Suécia, 1957)

Título Original: Smultronstället. Diretor: Ingmar Bergman. Gênero: Drama. Roteiro: Ingmar Bergman. Fotografia: Gunnar Fischer. Montagem: Oscar Rosander. Produtores: Allan Ekelund e Svensk Filmindustri. Elenco: Victor Sjoström, Bibi Andersson, Ingrid Thulin. País: Suécia. Ano: 1957. Dur.: 91min. Cor: Preto e Branco. Classificação: 12 anos


Sinopse: Professor aposentado faz viagem até Estolcomo para receber um prêmio pela carreira. Durante o percurso ele tem um pesadelo que desencadeia recordações de uma série de episódios de sua longa vida. Sábado – 27 de junho - às 16:30


Entrada Franca- Parceria ACCPA*
*Associação de críticos de cinema do Pará

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)
Informações: tel (91)32024321

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Lua de Saturno parece possuir sob superfície oceano de água salgada

Encélado, uma das luas geladas de Saturno, oculta sob a superfície do polo sul um oceano salgado, de acordo com cientistas alemães e britânicos, que publicam hoje a descoberta na revista "Nature".
O achado pode ter implicações para a busca de vida extraterrestre e para entender como são formadas as luas planetárias, afirmam.
Jürgen Schmidt, da universidade alemã de Potsdam, e Nikolai Brilliantov, da universidade britânica de Leicester, chegaram a esta conclusão após estudar os gêiseres de vapor e gás e as minúsculas partículas de gelo lançados do polo sul de Encélado a centenas de quilômetros no espaço.
A sonda "Cassini" descobriu os jatos em 2005 durante prospecção de Saturno.
Com a ajuda da Universidade alemã de Heidelberg e do também alemão instituto Max Planck, de física nuclear, os cientistas fizeram experiências em laboratório e analisaram dados procedentes do Analisador de Poeira Cósmica de Cassini.
Eles confirmaram que as partículas geladas expulsas pela Encélado contêm quantidades substanciais de sais de sódio, "o que sugere a presença de um oceano salgado a grande profundidade".
O estudo indica também que a concentração de cloreto de sódio nesse oceano pode ser tão elevada quanto a dos oceanos na Terra.
Esta é a primeira prova experimental direta da existência deste oceano salgado, ao qual Schmidt e Brilliantov já se referiram em outro artigo na "Nature" em 2008, ao explicar que os jatos de vapor eram expulsos com maior força que as partículas de poeira.
Essa força significa a existência de água líquida sob a superfície, e as teorias sobre a formação de satélites sugerem que quando um oceano líquido está em contato durante milhões de anos com o núcleo rochoso de uma lua se trata de um oceano salgado.
Encélado é um de três únicos corpos extraterrestres no sistema solar no qual ocorrem erupções de pó e vapor, e é um dos poucos lugares, além de Terra, Marte e da lua Europa, de Júpiter, onde os astrônomos têm provas diretas da presença de água.

Mostra Abaixo-Assinado

Cultura Pará Todos(a)
Mostra Abaixo-Assinado
CONVITE À PARTICIPAÇÃO
Prezado Artista
O abaixo-assinado Cultura Pará Todos reuniu até o dia 5 de junho, data em que foi protocolado na Secretaria de Cultura, 276 assinaturas reunindo em duas semanas artistas das mais diversas expressões, além de professores, pesquisadores, estudantes, padres e juízes, numa mobilização intensa em prol da comunidade paraense, prioritariamente da cidade de Belém, que se viu prejudicada quanto ao atendimento nos órgãos culturais de nossa cidade pela redução do horário de funcionamento.
A Biblioteca Pública Artur Vianna voltou a funcionar nos dois períodos, mas outras instituições continuam encerrando seus expedientes às 14h (com algumas variações, como nos museus, mas) trazendo prejuízos que já se pode contabilizar quando vemos um grande contingente, inclusive estudantil, sem as oficinas do Curro Velho, sem as sessões de cinema regulares da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e outros espaços, ora negados à população em sua amplitude de atendimento.
Vimos convidá-lo, portanto, a participar da Mostra Abaixo-Assinado, que acontecerá no Museu da Universidade Federal do Para nos dias 2, 3 e 4 de julho, no espaço do Jardim das Esculturas, e na sala de vídeo, como forma de chamar a atenção dos gestores públicos para a importância da Cultura, como nossa identidade e assinatura de cidadãos atuantes no nosso tempo.
Aguardaremos sua resposta de participação nos próximos dias a um dos contatos abaixo, e aproveitamos para convocá-lo para o mutirão dos dias 1 e 2 de julho, de montagem da mostra, como ação preliminar de um momento de união e força.
Informações gerais
Mostra Abaixo-Assinado
Museu da Universidade Federal do ParáAv. Governador José Malcher, esquina da Rua Generalíssimo DeodoroDias 2, 3 e 4 de julho de 2009 Montagem nos dias 1 e 2 de julho.
Informações com
Lucia Gomes
Maria Christina
96226814 / 81989370
Priscila Porto
84076588

Banksy


Banksy (Bristol, 1975) é notório artista de rua inglês, cujos trabalhos em stencil são facilmente encontrados nas ruas de Londres.


Nascido em Bristol, Banksy iniciou aos 14 anos, foi expulso da escola e preso por pequenos delitos. Sua identidade é incerta, não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo. Os pais dele não sabem da fama do filho: "Eles pensam que sou um decorador e pintor". Recentemente, ele trocou 500 CDs da cantora Paris Hilton por cópias adulteradas em lojas de Londres, e colocou no parque de diversões Disney uma estátua-réplica de um prisioneiro de Guantánamo.

Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.

Mural Apagado
Um grande mural do "artista guerrilheiro" Banksy foi coberto de tinta por funcionários contratados pela prefeitura da cidade britânica de Bristol para lidar com pichação. O trabalho artístico, com pouco mais de 7 metros de comprimento e que ficava em um muro ao lado de oficinas na cidade, foi coberto com uma grossa camada de tinta preta. O conselho municipal de Bristol disse que quer que o erro seja investigado e determinou a preservação de todas as obras de Banksy na cidade. Em consequencia deste engano, alguém pichou as palavras "wot no Banksy?" (que poderia ser traduzido como "o quê, sem Banksy?") por cima da tinta preta. O mural, um dos primeiros trabalhos de Bansky, apresentava uma coleção de formas azuis, com o traço que é sua marca registrada. Há outras pichações dele em uma ponte ferroviária na mesma cidade. Gary Hopkins, do conselho municipal de Bristol, disse que os funcionários da empresa contratada, Nordic, receberam a incumbência de apagar uma pichação ao lado da obra de Banksy, mas se enganaram e cobriram os traços do artista. "Nós teremos que tomar providências contra a empresa, porque o conselho municipal não deu instruções para a remoção de nenhum trabalho de Banksy. Estamos cientes de que ele é bastante valioso e temos instruções específicas para que nenhum mural de Banksy seja removido", afirmou. A Nordic e o artista não se pronunciaram sobre o assunto. Algumas das obras de Bansky alcançaram preços altos entre colecionadores. Em fevereiro, uma imagem de aposentados jogando boliche com bombas foi vendida pelo equivalente a quase US$ 200 mil, um recorde para o artista. Mas a galeria Lazarides, em Londres, que vende seu trabalho, disse que seria um erro colocar um preço no antigo mural de Bristol pois isto poderia ser uma tentação para pessoas que poderiam removê-lo.



Para visualizar mais imagens de banksy, clique aqui: http://www.bbc.co.uk/london/content/image_galleries/banksy_gallery.shtml?1

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Últimas exibições de "Valsa com Bashir" no Líbero Luxardo


O Cine Líbero Luxardo exibe só mais essa semana a animação-documentário "Valsa com Bashir", de Ari Folman, sempre de quinta a domingo às 19h30 com ingressos a 5 reais.

Ao se dar conta de que algumas partes de sua vida tinham se “apagado” de sua memória, mas exatamente o período que ele serviu ao Exército de Israel e que participou como soldado da invasão do país ao Líbano, em 1982, o diretor Ari Folman resolveu fazer um filme que o esclarecesse o que realmente aconteceu. Para isso, entrevistou amigos, colegas e testemunhas dos combates e do massacre de dois campos de refugiados palestinos, e assim, confrontou as diversas versões do acontecimento.

O fato do filme levar para a animação a linguagem do documentário é no mínino interessante. Sete de nove personagens que aparecem na tela são verdadeiros, e apenas os amigos Boaz e Carmi quiseram que seus nomes reais não aparecessem no filme. É justamente esse hibridismo apresentado de maneira muito emocional, criativa e original que é um dos maiores méritos de “Valsa com Bashir”. Graças à utilização desse formato, Folman pôde transformar em imagens relatos de enorme força poética.

Resultado de quatro anos de muito trabalho, esta co-produção entre Israel, Alemanha, França e Estados Unidos teria custado US$ 1,5 milhão, e até agora concorreu a 18 prêmios e ganhou outros 18. Entre os últimos, estão o Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro; vencedor na mesma categoria pela opinião da crítica do prêmio da Broadcast Film Critics Association e no British Independent Film Awards. Além de ser a primeira animação candidata ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Depois de filmado em vídeo em um estúdio e montado como um filme de 90 minutos, artistas gráficos cobriram com uma camada de tinta digital cada frame das entrevistas, usando o método de rotoscopia. Outros desenhistas ficaram encarregados de transformar em imagens as lembranças de guerra dos ex-militares. Dessa forma, o diretor e sua equipe trabalharam em um storyboard com 2,3 mil desenhos que foram animados posteriormente.

O estilo da animação mescla animação em Flash, a clássica e a 3D. Somadas a uma paleta de cores repleta de laranjas, azuis e tonalidades básicas, levemente irreais, e a uma trilha sonora moderna, assinada por Max Richter, que mistura música eletrônica com momentos mais clássicos. Apenas na sequencia final o diretor nos apresenta uma curta série de imagens que retratam o Massacre de Sabra e Chalita captadas por cinegrafistas de televisão. É provável que neste momento Folman tenha enfim entendido as razões pelas quais sua mente preferiu apagar as lembranças da guerra, e ainda a real importância de evitar o esquecimento para que as coisas não se repitam.

“Valsa com Bashir” está sempre questionando o valor das memórias daquelas pessoas. É um filme sobre o caráter fugidio da memória humana, sempre pronta para distorcer lembranças e preencher lacunas com falsas verdades, por puro instinto de auto-proteção.

SERVIÇO


“Valsa com Bashir”, de Ari Folman (ISR / ALE / FRA / FIN / SUI / BEL / AUS / EUA, 2008)
Título Original: Vals Im Bashir (ISR / ALE / FRA / FIN / SUI / BEL / AUS / EUA).
Direção: Ari Folman. Música: Max Richter. Direção de Arte: David Polonsky. Edição: Feller Nili. Gênero: Animação. Duração: 90 min. Ano: 2008. Classificação: 18 anos. Elenco (Vozes): Ron Ben-Yishai, Ronny Dayag, Ari Folman, Dror Harazi, Yehezkel Lazarov, Mickey Leon, Ori Sivan e Zahava Solomon.

Sinopse: Em um bar um amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho constante que tem, no qual é perseguido por 26 cães ferozes. Através da conversa eles concluem que a imagem tem ligação com sua missão na 1ª Guerra do Líbano, no início dos anos 80, quando defendia o exército de Israel. Como Ari nada se lembra sobre o evento, ele passa a buscar e entrevistar seus velhos companheiros da época.

Quinta a Domingo
18/06 a 21/06- às 19:30
Ingressos: 5 reais (Meia Entrada para estudantes)

Quinta-feira – Entrada Franca para estudantes com carteirinha.

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)
Informações: tel (91)32024321

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ystilingue



Um espaço criado em B.H. na sobreloja 35 do Ed. Maletta, hipercentro de BH. "O Ystilingue é um espaço para convergência das ações de indivíduos e coletivos autônomos e redes de ação em Belo Horizonte, voltados à inovação tecno-"cultural" e à democratização da mídia (para o "arremesso" dessas ações). O funcionamento do Estilingue pretende propiciar o compartilhamento de recursos e conhecimentos e a convergência de objetivos e métodos, ampliar a eficácia das ações das pessoas e organizações participantes; como um catalisador de investidas."
Se você não entender nada,aparece lá qualquer dia pra tomar um cafezinhoe ouvir um vinil de Jorge Ben Jor :)

Vale a pena conferir o endereço dos caras!!!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Deslocamentos

A ação faz parte da exposição do Artista Visual Murilo Rodrigues, premiado no edital do Banco da Amazônia de Artes Visuais 2009, com uma obra que faz referência a necessidade da ocupação da cidade por bicicletas como meio de transporte não poluente, pensando na utilização da mesma como potencial solução para cidades cada vez mais infladas por carros e que tende a um colapso no trânsito em poucos anos. O artista estabelece através de sua intervenção, uma crítica a falta de políticas que favoreçam o uso das bicicletas, como a criação de uma ciclovia na Av. Duque de Caxias, recentemente entregue aos moradores, porém excludente aos ciclistas que tem através da bicicleta o seu único meio de transporte.

Links para o youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=nv6VrDxDonE

http://www.youtube.com/watch?v=Oc8HleTfuPs

http://www.youtube.com/watch?v=zJFzLXrKN8E

http://www.youtube.com/watch?v=wZBNIXtpEzQ

http://www.youtube.com/watch?v=308Y0NsMbOI

http://www.youtube.com/watch?v=Hr8BSuxO4Dw

Abaixo estão os mesmos vídeos.

sábado, 6 de junho de 2009

Mundos paralelos



http://www.interney.net/blogs/melhoresdomundo/2009/06/04/poster_do_aranha_e_fake/#more35510

Bom, após você ter lido a matéria do link acima, pensou "caramba, que besteira!" ou "mas que pirateiros safados!"... eu fico com a segunda opção.
Nas minhas andanças pelo Centro de Belém, encontrei inúmeras vezes o DVD do filme Homem-aranha 4, um sucesso de venda, pois este seria o filme ainda não finalizado disponível no mercado informal.
Claro que eu, assim como outras inúmeras pessoas, desconfiadas e até certo ponto antenadas com um mínimo de informação nesse mundo saturado de propagandas e por que não também, muita informação (Que bom para mim! nesse caso...), soube de imediato que este DVD era um embuste dos grandes e sendo um fenômeno de vendas do tamanho da própria mentira. O DVD pirata Homem-aranha 4 até agora está vendendo muito (e sacaneando muito também aqueles que na sua inocência e ignorância compram o "piratinha" do filme ainda "não finalizado").
O mercado informal funciona perfeitamente ("dando aula" para o mercado formal), sustentado não apenas pelas classes menos abastadas, mas também por aqueles que possuem poder de compra elevado, mas que se recusam as vezes a pagar uma quantia na maioria das vezes "salgada". Preços altos fazem com que todas as classes preferiram ter o seu "piratinha". Pessoalmente, concordo com qualquer pessoa que tanto os cinemas quanto o preço de um DVD original pesa no orçamento e muitas vezes é exorbitante.
E como assim me atrevo a dizer que o mercado informal funciona perfeitamente? Oras, vivo em Belém do Pará, terra do Technobrega, o qual se sustenta graças ao mercado informal e independente e toda rede de relações que gira em torno dele (divulgação, shows, CDs e DVDs piratas, rádio, boca-a-boca etc). Abaixo está um link interessante esse mercado paralelo.
http://www.bregapop.com/historia/index_hermano.asp

Não vou escutar technobrega por vontade própria, nem comprei o filme do Homem-aranha 4, mas como é impossível fugir das amarras do mercado, das mídias, dos governos, das instituições, só me resta ou nos resta ter um mínimo de consciência disso tudo. Uma das funções das antenas!